19 de abril de 2024

“Governo Temer pode repetir FHC, na epóca em que trouxe investimentos para o interior do Acre”, afirma colunista

Assunto delicado

A Câmara Municipal de Vereadores de Rio Branco terá que explicar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) alguns gastos. Informações importantes estão chegando à coluna e serão divulgadas também na reportagem da ContilNet. A situação é mais delicada do que imaginávamos.

daniel-zenO grupo não anda Zen

O deputado Daniel Zen (PT) disputará a reeleição com o grupo que o elegeu dividido. Informantes de dentro do PT disseram à coluna que um membro do grupo vem forte para deixar o seu cargo legislativo que ocupa atualmente e encerra no final deste ano para disputar uma vaga no parlamente estadual em 2018.

Só vai ter vaga ser for da nata do PT

O PT internamente decidiu apostar somente nos “pratas da casa” como principais concorrentes às vagas no legislativo também. Já que no executivo ninguém ousou bater de frente com a sigla dentro da FPA. E quem tentou ficou sem mandato. Temos diversos casos no legislativo e concorrentes ao executivo.

Quer os melhores quadros na gestão

O prefeito eleito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), vem montando um dos melhores quadros para administrar a prefeitura a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Maia promete começar diminuindo a máquina pública municipal, que hoje conta com 17 secretarias.

Estará à vontade para escolher o secretariado

Para fazer uma boa administração os prefeitos precisam começar a cortar os cargos políticos e priorizar manter uma estrutura de acordo com a arrecadação do município e com os recursos da União, mantendo os serviços essenciais. André não terá briga na construção política de sua gestão. O jovem dentista, que derrotou a FPA, o sucessor indicado pelo atual prefeito James Gomes (PP) e a atual vice prefeita, professora Branca Menezes (PSDB), só teve apoio de dois partidos, além do seu PSD. Na hora de formar seu secretariado, o prefeito eleito deverá ficar muito à vontade.

marcus-alexandre-01Alcançou as metas?

O prefeito Marcus Alexandre (PT), ao que tudo indica, não terá qualquer problema para efetivar o pagamento do funcionalismo público municipal. Um vereador de oposição, com receio de ser destacado como bajulador do prefeito por seus colegas de oposição, dizia para alguns funcionários do município: “Fiquem tranquilos. O prefeito se organizou, traçou metas e as atingiu. Assim conseguiu manter os recursos. Não foi à toa que se reelegeu com folga. Ele vai pagar sim todos vocês”.

Consciência será que pesa?

O vereador Pelé Campos (PMDB), no município de Feijó, saiu do pleito municipal com a alma lavada. Fez o que pôde para viabilizar sua candidatura. Se o prefeito eleito, Kiefer Cavalcante Lima (PP), tiver um pouco de consciência do acordo que assinou, poderia minimizar tudo apoiando Pelé para deputado.

Haverá conciliação?

Kiefer provou que era o único nome forte da oposição que teria chance de ganhar a eleição. E realmente ganhou! Agora poderia ter um ato de grandeza e chamar a família de Pelé para conversar e apoiar o vereador, que ficará sem mandato a partir do próximo ano, para deputado estadual em 2018. Era um gesto de grandeza depois de ter feito o que fez com Campos, quando assinou documento dizendo que não seria candidato e apoiaria Pelé para o pleito municipal.

PCdoB ressurgindo

Perpétua Almeida, segundo informações de dirigentes do PCdoB no Acre, será novamente candidata a deputada federal, o seu esposo, ex-deputado Edvaldo Magalhães, hoje ocupa a presidência do Depasa, disputaria uma vaga no parlamento estadual.

Os investimentos chegando

Nesta quinta-feira (17), o ministro dos Transportes, Mauricio Quintella, chega ao Acre para realizar um sonho dos acreanos, principalmente os da região do Alto Acre. O anel viário do município de Brasileia e Epitaciolândia sairá do papel, o ministro vem assinar a ordem de serviço. A BR-364 também será contemplada com investimentos efetivos em sua reconstrução.

Recursos não passam pelo Governo do Acre

Mesmo nos tempos de crise, só foi mudar o comando do Governo Federal que os investimentos estão chegando ao Acre. O mais importante é saber que o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) não irá conduzir as obras de reconstrução da BR-364 e muito menos do anel viário na BR-317. Tudo será feito por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). Os acreanos sabem bem onde foram parar os recursos vindos para a BR-364 quando foi coordenada pelo governo do Acre e que até os dias de hoje não foi terminada.

fhc-no-acreNos tempos de FHC o interior foi contemplado

Com esses investimentos que trazem o desenvolvimento para a região acreana, lembramo-nos do período em que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fazia questão de atender aos pedidos da bancada do Acre e destinar recursos que construíram o aeroporto de Rio Branco, concluiu a BR-317, garantiu a construção da BR-364 nos trechos entre Rio Branco e Sena Madureira, bem como entre o Rio Liberdade a Cruzeiro do Sul.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost