18 de abril de 2024

PF deflagra ‘Operação Homens de Palha’ e prefeito de Assis Brasil é temporariamente afastado

A Polícia Federal deflagrou hoje (29) a “Operação Homens de Palha”, para investigar membros do alto escalão da Prefeitura de Assis Brasil que atuariam criminosamente naquele município, no interior do Acre.

Policiais Federais dão cumprimento a 22 mandados de busca e apreensão, 15 conduções coercitivas, além de outras medidas cautelares.

prefeitoassis

Prefeito de Assis Brasil, “Betinho” foi temporariamente afastado /Foto: Reprodução

Dentre os investigados estão o Prefeito de Assis Brasil e mais três secretários de municipais da prefeitura. O Prefeito e dois secretários estão sendo afastados preventivamente do cargo, estando ainda proibidos de se aproximarem da Prefeitura ou outros órgãos públicos do executivo municipal, sob pena de conversão das medidas em prisão.

Também estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e condução coercitiva nos Estados de Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal, além das cidades de Rio Branco, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil.

A expressão “Homem de Palha” (straw man), tem origem na língua italiana e é utilizada para se referir a quem oculta patrimônio e valores em nome de outros, os conhecidos “laranjas”. O nome foi escolhido em razão de grande parte dos desvios terem ocorrido por meio de empenhos em nome de funcionários da Prefeitura de Assis Brasil que não sabiam de nada, a exemplo de faxineiros e zeladores.

A investigação, que durou aproximadamente um ano e meio. As pessoas envolvidas estão sendo investigadas pela prática dos crimes de desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva, Organização Criminosa, lavagem de capitais, falsidade ideológica e outros. Os envolvidos serão conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal em Epitaciolândia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost