Pimenta: “Professores não recebem valor de aulas complementares e SEE acusa falha no sistema”

Não somos uma suíça

O IBGE revelou com muita segurança que nossa economia não é a melhor do mundo, como o governo Tião e sua equipe econômica costuma divulgar sempre que alguma autoridade latino americana ou europeia vem ao Acre. Pelo contrário, estamos na ‘rabeta’ quando o assunto é riqueza.

Pecuária I

Os dados revelam ainda aquilo que todo mundo sabe: a pecuária é o setor mais produtivo e que mais contribuiu para nossas riquezas. Na contramão desses números, a equipe econômica lutou até os últimos segundos para flexibilizar impostos e permitir uma saída maior de carcaças de boi para o mercado externo.

Pecuária II

Ou seja, os números poderiam ser bem melhores se não houvesse tanta perseguição ao setor atrelada à bandeira de sustentabilidade. Ainda assim, as perspectivas são as melhores, principalmente na pecuária de corte. Em outras palavras, podemos dizer que é possível atrelar crescimento com meio ambiente e ainda gerar riquezas.

Números

O setor apresenta a melhor variação positiva com relação ao valor adicionado bruto, saiu de 0,7% em 2010 e repetiu 0,8% de participação em 2013 e 2014. A pecuária de corte é a atividade com maior expressão econômica do setor agropecuário do estado do Acre, representando aproximadamente 40% do valor bruto da produção. O aumento de animais abatidos também aumentou em mais de 183,2% no sistema intensivo.

Agricultura

Outra revelação dos estudos feitos pelo IBGE mostra que, governos que investiram em Agricultura têm resultados altamente positivos, como é o caso de Rondônia, nosso vizinho, que está entre os que mais cresceram no período de 2002 e 2014 (85,2% e média de 5,3% a.a.), enquanto nossa projeção é de 1,2%.

Não perdoa

O outro Tião, o Bocalom, não se manifestou ainda sobre os dados do PIB, ele que adora números não deixou passar barato o fato, segundo ele, do senador Jorge Viana declarar legalidade em receber mais de R$ 60 mil por mês. Para Bocalom, metade do que ganha Viana deve ser devolvido aos cofres públicos.

Lembrou Orleir

Bocalom lembra que Orleir Cameli acabou com a farra da pensão para ex-governadores e que a lei passou a vigorar novamente a partir de Jorge Viana. “Agora vai beneficiar o irmão”, disse o presidente do DEM no Acre.

Prefeitão

Sem nenhuma grande obra em curso – nem mesmo as Ruas ou Ramais do Povo – Tião Viana continua agindo como um prefeitão. Foi entregar 500 títulos definitivos de propriedade a moradores da Baixada do Sol, principalmente do bairro João Paulo II. Segundo o próprio governador, soma-se 37,5 mil títulos entregues em todo o Acre.

Pegou mal

Em meio à crise enfrentada pelo setor de segurança pública, os dados divulgados por meio de um estudo de consultoria que apresenta o Acre como um dos estados de menor violência é mesmo para risadas. Representa uma brincadeira de mal gosto ao povo acreano. Um internauta afirmou que os autores de tal estudo talvez morassem em Cuba.

Caixa 2

Embora se mantenham os movimentos marcados para o fim de semana, dizem em Brasília que projetos para anistia do caixa 2 é uma questão unificada. A aparição de Temer em pleno domingo para garantir veto a qualquer iniciativa no Congresso Nacional parece ter surtido efeitos.

Nominal

A estratégia de fazer votação nominal a qualquer projeto que vá de encontro as vozes das ruas é outro destaque que sepulta qualquer iniciativa de anistia para o caixa 2. É preciso, no entanto, a sociedade continuar atenta. Essa conquista vem das ruas e não é mérito de Temer, Renan ou qualquer outro político.

Código Penal

É preciso ficar antenado também para a discussão do Código Penal, a proposta do crime de responsabilidade, limitação ou não de habeas corpus, prescrição de pena, são outras questões que poderiam estar sendo tratadas no bojo das dez medidas, que entram em outros pacotes. Não se sabe o que vem por ai. Votar rápido as medidas contra a corrupção é uma resposta a sociedade.

Educação

Prefeito Carlinhos Portela comemora a construção da primeira creche do município, um investimento de R$ 2 milhões de reais que ele não terá o gosto de inaugurar, ficará para Bené Damasceno (PROS), seu sucessor. Mais a iniciativa foi válida. É melhor construir escolas do que presídio.

Transição

O prefeito eleito de Senador Guiomard, André Maia, intensificou o processo de transição que vem ocorrendo normalmente e sem embaraços. Ontem a equipe se reuniu pela tarde e entrou pela noite debatendo a situação do município.

 

Cidade escura

Uma série de reclamações chegam à coluna sobre ruas e avenidas sem iluminação pública. Parte do Parque da Maternidade está às escuras aumentando o clima de insegurança de quem usa o espaço diariamente para práticas esportivas. Atenção, prefeito!

 

Décimo terceiro

Aliás, está chegando a hora de o governo anunciar se paga ou não o décimo terceiro do funcionalismo público. Há quem diga que o Acre depende mesmo dos recursos que foram repatriados para cumprir com a obrigação. Salve Temer!

Movimento mantido

A greve dos servidores do Poder Judiciário completou 50 dias e os servidores decidiram em assembleia nesta segunda-feira (28) que o movimento vai continuar. Para o sindicato, não poderá ocorrer corte de pontos dos funcionários, uma vez que, a greve está vinculada e limitada por decisão interlocutória da lavra do desembargador Roberto Barros.

salarial-dos-professoresNota zero

Professores voltaram a ficar sem receber aulas complementares e a secretaria de educação alega falhas no sistema da folha. Uma fonte do Sinteac afirmou que tudo é desculpas da equipe econômica da Secretaria de Educação e que falta mesmo é orçamento. A organização promete fazer barulho caso a correção não ocorra em folha suplementar.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Pimenta: “Professores não recebem valor de aulas complementares e SEE acusa falha no sistema”