24 de abril de 2024

Pimenta: “Diferente da Saúde e Educação, pasta de Sibá Machado escapa de cortes no orçamento”

Exemplo para o mundo

O que temos assistido do povo colombiano é algo inédito, digno de aplausos e que serve de exemplo de solidariedade e fé, não somente para o Brasil ou a cidade de Chapecó, mas para o mundo. O capitalismo selvagem foi deixado de lado por um único pensamento: força Chape.

O bonde passou

Um dos maiores especialistas em negócios imobiliários, o empresário Jurilande Aragão, foi taxativo: “Assistimos, mesmo no boom do setor em 2014, mas o bonde passou”. Ele se refere ao baixo volume de negócios fechados conforme dados do PIB divulgados pelo IBGE. E alerta: “A crise nos últimos dois anos pode ser bem maior, existe muitos imóveis na prateleira”.

Piscicultura

Um seminário realizado na quarta-feira (30), pelo governo do estado, mostrou o crescimento do setor de piscicultura. Foi engraçado ver o governador Tião Viana citar entre as culturas “consolidadas” a do açaí. Exatamente a cultura do açaí que está ameaçada pelo improviso na produção. Além do peixe, Tião disse que o açaí, o frango e os suínos são todos prontos para exportação.

Fronteira

Você à fronteira em Assis Brasil e observa uma série de gargalos, um deles administrativo, diz respeito à Alfândega que conta com praticamente um funcionário por setor. Isso sem falar na logística necessária para a “consolidação” anunciada pelo Estado. Ou seja, tudo é muita propaganda.

sibamachadopetrolaoSibá em alta

Uma das pasta que não sofreu redução de recursos, segundo orçamento enviado à Assembleia Legislativa, foi a do deputado federal e secretário de indústria, Sibá Machado. Setores fundamentais como Saúde e Educação sofreram cortes profundos que anunciam o caos para 2017.

Segurança em baixa

A Segurança, diante desse cenário nebuloso, não contou com a sensibilidade de Tião Viana. Para o presidente da Associação dos Militares do Acre (AME), Joelson Dias, isso significa falta de financiamento para compra de coletes, armamento, munição e até treinamento da corporação. Ficaremos entregues à própria sorte.

Procon I

Depois do anúncio de fechamento de três agências do Banco do Brasil em Rio Branco e Assis Brasil, o Procon fala em fiscalizar os prejuízos acarretados para os clientes. Ainda de acordo o órgão, 90% das reclamações registradas dizem respeito ao tempo que as pessoas ficam na fila.

Procon II

Mesmo com esse histórico, não se tem notícias de multas aplicadas às agências bancárias de Rio Branco, onde o ciclo de atendimento é maior. Também não se fala na lei aprovada pela Câmara Municipal, mas que nunca saiu do papel, tão pouco do trabalho da Comissão criada para também fiscalizar esse serviço.

Engoliu a língua

O Pastor e vereador Manoel Marcos (PRB) sumiu, engoliu a língua e engavetou o relatório final dos trabalhos da comissão. Ele pode ser o futuro presidente da Câmara Municipal. Pode isso!?

 

Eu não sou cachorro não!

A lei 2.215, de 10 de novembro de 2016, que regulamenta e disciplina a criação, guarda, utilização e transporte de animais domésticos ou de estimação no município de Rio Branco. Esta é a primeira etapa para a vigência da lei, o que ocorrerá em 180 dias. Em janeiro de 2017, o prefeito e as Ongs lançam o decreto que regulamenta a lei preparando-a para sua implementação.

neyamorimAmorim bem na foto

O deputado Ney Amorim poderá ser reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Acre por unanimidade. O ambiente favorável é fruto da sua boa relação entre deputados de situação e oposição. Além, claro, da total confiança que ele conta do Palácio Rio Branco.

Panelaço

Por enquanto nenhuma movimentação para o corte de recursos da Educação e Saúde promovidos pelo Palácio Rio Branco. Quer dizer que protesto só acontece quando o Governo Federal sinaliza tais cortes?

Fora da lei

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Feijó luta desde julho do ano passado pela cumprimento da Lei Municipal n.º 666/2015, que estabelece a remuneração dos conselheiros tutelares, mas apesar dos esforços só obtiveram desprezo por parte do atual prefeito de Feijó, Hamerly Albuquerque.

Pepino

Esse será um pepino para o prefeito Kiefer Cavalcante resolver. Faltando 30 dias para o fim do mandato de Mêrla, duvido muito que ele ainda tenha vontade de resolver esses e outros problemas gerenciais. Mêrla, aliás, fez um mandato apagado, sem foco. Deu no que deu.

 

Cheira esquema

Ao aprofundarem as investigações chegarão a um esquema entre a Comebol e a companhia aérea Lamia. O avião é o Avro Regional Jet 85, também conhecido como Jumbolino, de matrícula CP-2933, fabricado pela British Aerospace.

Federal

A federal amanheceu batendo na porta de muita gente aqui pelas bandas de Rio Branco. Cumprindo mais de 100 mandados de busca, apreensão e prisão. Mais de 100 agentes participaram da ação que desmantelou logísticas de facções criminosas. Quando as instituições cumprem bem o seu papel, nós nos sentimos fortalecidos.

Corrupção

A Câmara dos Deputados aprovou, durante votação que varou a madrugada desta quarta-feira (30), o pacote de medidas anticorrupção, oriundo da campanha ‘Dez Medidas contra a Corrupção’, do Ministério Público Federal com o apoio da sociedade. Porém, incluiu no texto uma emenda que estabelece crime de responsabilidade para juízes e integrantes do Ministério Público. A proposta será encaminhada agora ao Senado.

Cameli

O senador Gladson Cameli votou contra a tentativa de manobra de Renan Calheiros de colocar em votação um requerimento de urgência para que o projeto sobre corrupção fosse votado também pelos senadores ainda na noite de quarta-feira (30. Para o senador Gladson Cameli, essa é uma oportunidade de aprofundar o debate e do Senado fazer as correções das desfigurações que o projeto original do Ministério Público sofreu na Câmara dos Deputados.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost