CGU no Acre realiza atividades alusivas ao Dia Internacional Contra a Corrupção

Em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, a Corregedoria Geral da União (CGU) no Acre realizou na manhã desta sexta-feira (9) a 8ª edição do concurso de desenho e redação para crianças e adolescentes alunos do Ensino Fundamental e Médio das redes pública e privada, com o tema “Um por todos e todas por um! Pela ética e cidadania”. O evento trouxe também apresentações teatrais e ações educativas com a finalidade de conscientizar a população sobre a importância de se combater a corrupção.

A data passou a ser comemorada em todo o mundo a partir do Tratado das Nações Unidas contra Corrupção, assinada em 9 de dezembro de 2003, em Mérida, no México. No Brasil o tratado internacional foi ratificado pelo Decreto Legislativo nº 348, de 18 de maio de 2005, e promulgada pelo Decreto Presidencial nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006. Por isso, todo dia 9 de dezembro é lembrado como  o Dia Internacional Contra a Corrupção.

Luís Campos é chefe da CGU no Acre

Além do evento nesta sexta-feira (9) no Teatro Plácido de Casto, também foi realizada uma palestra para os acadêmicos do Curso de Direito da Universidade Federal do Acre (Ufac) com o tema “Tratados Internacionais Contra a Corrupção”. Para o chefe da CGU no Acre, Luís Campos, essa data é de suma importância, uma vez que consta na missão do órgão promover a prevenção e o combate à corrupção, além de estimular a participação social na fiscalização das contas públicas.

“A data tem a sua importância para o Brasil e todos outros países que assinaram o Tratado das Nações Unidas contra a corrupção, porque anualmente ele nos dá a oportunidade de lembrar às pessoas como a corrupção impacta as nossas vidas, fazer uma reflexão de como somos prejudicados com esse tipo de ação. De uma maneira macro, o nosso país está passando por um momento no qual isso é evidente, bem como no dia a dia nas pequenas ações de corrupção que enfrentamos diariamente”, explicou.

Ainda de acordo com Luís Campos, após a CGU ter se transformado em Ministério da Transparência, no início do governo Temer, não houve nenhum tipo de alteração na atuação final e que o trabalho não foi prejudicado e continua com as mesmas prerrogativas.

“A gente espera que o fato de ter sido alçado à Ministério, ter ganho esse destaque, se reflita em um futuro próximo em melhores condições para executarmos as tarefas, um orçamento melhor para podermos fiscalizar mais municípios ou então aumentar nossa força de trabalho, com isso, a gente espera que isso se reflita positivamente no futuro”, finalizou.

Os impactos da corrupção no Mundo

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o mundo perde 1 trilhão de dólares por ano com a corrupção, resultado não muito satisfatório para se comemorar a data. Só no setor da construção civil, a corrupção custa 18 bilhões de dólares ao ano para países em desenvolvimento. O meio ambiente também sofre com a corrupção, o desmatamento ilegal contribui com 20% da emissão anual de gases de efeito estufa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

CGU no Acre realiza atividades alusivas ao Dia Internacional Contra a Corrupção