Na contramão ambiental, empresa pretende gerar energia com óleo diesel no interior do Acre

Todos os conjuntos geradores estão instalados na parte central de cada cidade/Foto: Reprodução

Enquanto o governo do Estado comemora o crescimento dos valores pela “Redução de emissões decorrentes do desmatamento e da degradação de florestas” (REDD), havendo uma quantidade imensa de biomassa disponível para ser reciclada, uma empresa rondoniense queimará toneladas de óleo diesel por dia para gerar energia elétrica para quatro cidades isoladas do Acre.

A empresa “Brasil Bio Fuels Geraçao de Energia Acre”, com sede em Ji-Paraná, Estado de Rondônia, requesitou as licenças para operar os grupos geradores por quatro anos. São elas: Licença de Operação-LO nº 294/2016, nº320/2016, nº 325/2016 e Nº 327/2016. Todos os conjuntos geradores estão instalados na parte central de cada cidade, mesmo com os elevados ruídos emitidos pelos motores diesel.

A licença é para a geração comercial de energia elétrica com grupos geradores a Diesel para atender as cidades de: Jordão (2.044,20/kw), Porto Walter (3.692/kw), Marechal Thaumaturgo (3.755,2/kw) e Santa Rosa do Purus (2.055,2/kw).

Somente a título de ilustração sobre o consumo, o site A Geradora informa que um conjunto gerador de 1875 kVA consome 392 litros de óleo diesel a cada hora. Como as duas unidades energéticas (kw e kVA) são diferentes, não é possível uma comparação exata sem conhecer os detalhes técnicos.

Por outro lado, uma pesquisa na internet revelou que o consumo de óleo diesel fica em torno de 0,26 litro por kW/h gerado em regime de carga acima de 70% da capacidade nominal do motor. Dessa forma, o consumo de combustível a cada hora na cidade de Thaumaturgo pode chegar a quase mil litros por hora ou uma carreta de 25 toneladas de óleo diesel a cada dia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost