Presidente do Sindusmad presta apoio à madeireira Agrocortex em Manoel Urbano

A presidente do Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Estado do Acre), Adelaide Fátima, participou no início do mês de uma reunião com os membros da maior empresa do setor madeireiro do Acre, a Agrocortex. Participaram também do encontro os diretores Rui Coelho e Régis Bispo. Na ocasião, o sindicato prestou apoio à empresa que recentemente foi alvo de calúnia, devido informações inverídicas propagadas em um site local.

Durante a visita, a madeireira, que é instalada no município de Manoel Urbano (AC), foi reapresentado o projeto de manejo sustentável que garante a conservação da floresta pelos próximos 30 anos, o objetivo do projeto inicial é usar a alta tecnologia em favor do empreendedorismo e da conservação dos recursos naturais, é o que afirma um dos diretores da Agrocortex, Rui Coelho.

Representantes da Agrocortex ao lado da presidente do Sindusmad, Adelaide Fátima /Foto: Assessoria

“A Agrocortex nasceu há dois anos e meio, sendo que inicialmente não havia nada, a gente não tinha nada do que temos hoje. O que nos fez apostar nesse projeto não foi o aspecto econômico, mas sim o aspecto social e ambiental. Os nossos principais acionistas são industriais, são pessoas que têm os seus negócios, as suas empresas, suas contas de investimento e quando nos foi apresentado o que esse projeto pretende ser, todos nós apaixonamos pelo projeto, e foi isso que nos fez investir todo o dinheiro que aqui está”, disse Rui.

A agrocortex é uma empresa Brasileira financiada por investidores europeus, a única no Brasil com autorização para exportar e comercializar o mogno, a madeira mais nobre da Amazônia. No Acre, esta é a única madeireira certificada e que possuí o selo do FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal). A certificação é uma garantia de que a floresta é manejada e conservada, pois o produto final é resultado de um processo produtivo manejado de forma ecologicamente adequada, socialmente justo e economicamente viável.

Durante o encontro, a presidente do Sindusmad prestou apoio à empresa /Foto: Assessoria

Na região de Manuel Urbano, a empresa foi inaugurada em maio de 2014 e gerou aproximadamente 600 postos de trabalho diretos, enfatizando que durante o período de pico de safra, esse número chega até 660 novas contratações, embora de forma temporária.

A equipe florestal é contratada especificamente na época do verão, pois nos períodos de inverno existe a dificuldade do acesso, devido às estiagens que dificultam a exploração na floresta e posteriormente o serviço de mão de obra é reduzido. O ciclo de recontratação inicia-se com a chegada do verão e alta safra.

No Acre, esta é a única madeireira certificada e que possuí o selo do FSC /Foto: Assessoria

A empresa é um gerador de emprego e renda para a comunidade, toda a alimentação servida para os colaboradores é adquirida diretamente no Município de Manoel Urbano, um investimento mensal de aproximadamente 100 mil reais, causando um impacto econômico positivo para a região.

Além da exportação, a Agrocortex pretende também fomentar a interação e comercialização de matéria-prima com as indústrias locais, negociando também lenha para biomassa, madeiras e moveleiros.

“Estamos abrindo as portas neste sentido. Felizmente nós não temos apenas um tipo de produto, um tipo de madeira de exportação, nós temos vários produtos, desde madeiras nobres que são mais apreciadas pelo mercado internacional, que têm uma aquisição econômica maior para adquirir esse tipo de matéria. Já estamos a negociar com algumas empresas do Estado do Acre para aquisição de biomassa, nós temos vários tipos de espécies que são importantes para madeireiras do Acre que têm interesse de comprar das nossas toras para seu próprio negócio. Não é apenas a longo prazo, é também no presente que esse tipo de interação com as empresas do Acre será feita”, comenta Rui Coelho.

Para expandir o projeto de manejo sustentável a empresa pretende ainda realizar a instalação de uma usina de biomassa na região, o projeto já foi aprovado pelo conselho de administração com um investimento estimado em aproximadamente 25 milhões de reais. O objetivo é não apenas contemplar a madeireira, mas também ajudar na rede de eletricidade do município através da biomassa produzida na empresa. Para a instalação e manutenção da usina novos postos de trabalhos serão efetuados.

O Sindicato das indústrias de madeira do Acre, representado pela presidente Adelaide Fátima, conhece a legitimidade do trabalho desenvolvido pela Agrocortex, que em visita acompanhou de perto as atividades realizadas no local. Segundo a presidente, a empresa funciona de forma totalmente regular. “O sindicato conhece o trabalho, conhece o selo FSC e nós a defendemos porque ela não só é a empresa maior que tem no Estado do Acre, mas é o maior manejo do Brasil em florestas tropicais.”

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Presidente do Sindusmad presta apoio à madeireira Agrocortex em Manoel Urbano