“Um ano crítico em máteria de recursos, mas a força da equipe nos fez superar desafios”, diz diretor da Huerb

A reportagem do site ContilNet Notícias foi até o Hospital de Urgência e Emergência (Huerb) e foi recebida pelo diretor do hospital, Dr. Fabrício Lemos, que contou sobre os maiores desafios enfrentados em sua gestão depois que assumiu o cargo em março deste ano.

Segundo ele, não foram poucos os problemas encontrados e que 2016 foi um ano de muito trabalho, desafios e superações. Porém foi também um ano de muitas conquistas, avanços e de agradecimentos.

Doutor Fabrício Lemos afirmou que ao assumir a Huerb encontrou vários desafios/Foto: Reprodução

Durante uma entrevista exclusiva, Fabrício Lemos fez uma retrospectiva de todas as conquistas e avanços alcançados dentro do Huerb durante o ano de 2016.

Confira a entrevista:

Dr. Fabrício, ao assumir a gestão do Huerb em 11 de março deste ano, qual foi a primeira coisa que o senhor fez ao ter acesso ao hospital para a partir daí assumir a direção?

A primeira coisa que nós fizemos aqui foi um diagnóstico situacional, de como se encontrava o hospital e o que estava precisando melhorar ou mudar. Algumas coisas já haviam sido feitas na gestão anterior, que contribuiu em muitas mudanças, mas ao assumir a gestão eu percebi que muitas coisas ainda podiam ser melhoradas e alteradas para que o bom funcionamento viesse a acontecer.

Quais foram os maiores desafios que você teve que enfrentar logo quando assumiu a diretoria do hospital?

Quando nós chegamos encontramos vários desafios, desde a farmácia, fluxo, protocolos com médicos, falta de funcionários, de adequação de serviços, falta de alguns equipamentos e outros que precisavam de reforma, algumas coisas funcionando, mas muitas coisas paradas também. Mas o primeiro desafio que enfrentamos de cara, assim que assumimos a gestão, foi a falta de água. O Huerb já estava há 3 dias sem o recurso. Imediatamente nós entramos em contato com o Depasa, então nós mudamos esse quadro e graças a Deus nunca mais tivemos problemas com falta d’água.

Equipe da Huerb foi ponto-chave da mudança na unidade /Foto: Reprodução

Várias vezes a imprensa local recebeu denúncias sobre a infraestrutura do hospital. Por exemplo, em período chuvoso escorria muita água para dentro hospital causando muito transtorno aos pacientes. Esse desafio também já foi vencido?

Esse sem dúvida foi outro grande desafio que enfrentamos, quando nós entramos era um período chuvoso e molhava muito dentro do Huerb, tinham muitos setores críticos principalmente com calhas. Então nós começamos um trabalho emergencial e mudamos toda a estrutura de calhas. Além disso, continuamos os serviços de telhado que já haviam iniciado na gestão anterior, reformas paredes, acabando com infiltrações e mofo.

Outra questão que já não era mais segredo para muitos era que a parte elétrica do prédio, além de ser antiga, estava bem comprometida, em algumas partes dava para notar os fios expostos e pendurados. O que foi feito na sua gestão para melhorar esse setor?

A rede elétrica do Huerb era muito antiga e oferecia perigo tanto aos pacientes quanto aos funcionários, muitas irregularidades na fiação e deficiências que poderiam causar a qualquer momento um curto circuito e até resultar em algo bem grave como uma explosão. A partir daí, nós mudamos por completo toda a estrutura elétrica do hospital, trocamos toda a fiação, tiramos tudo que estava velho e desgastado e trocamos por novos, desde os fios até as caixas de padrão de energia.

Agora temos toda a fiação muita bem organizada e protegida, acabando assim com qualquer risco de curto circuito e outros problemas elétricos. Além disso, outra coisa que mudamos foi a rede de gases, fizemos completamente a tubulação nova onde passa essa rede.

Apesar de recursos em menor número, Huerb recebeu materiais essenciais para o funcionamento da unidade /Foto: Reprodução

Doutor, 2015 foi um ano vencedor de denúncias por falta de equipamentos, ou aparelhos quebrados para realizar exames e até mesmo tratamentos de saúde. Esse quadro mudou na sua gestão?

De todos os desafios, esse foi um dos maiores que enfrentamos aqui dentro do Huerb, porque são equipamentos os quais os pacientes necessitavam. Encontramos muitos aparelhos danificados, principalmente ventiladores mecânicos, mas nós conseguimos reformar 14 desses aparelhos, cada reforma custou em média vinte e três mil reais.

Vale ressaltar que hoje não temos mais problemas com a falta de equipamentos, todos estão funcionando adequadamente, desde as máquinas de raio-x, ultrassonografia, tomografia, entre outros que se fazem necessários no hospital, estão todos funcionando. Também cabe ressaltar que só este ano o Huerb recebeu mais de 40 cadeiras de rodas e de banho, além de colchões novos.

Fabrício Lemos destacou também as mudanças no quadro de funcionários. Desde que assumiu a gestão, sempre se preocupou com o bem estar dos profissionais, que estão ali dedicando suas vidas para salvar outras, e que de uma certa forma se não houver um meio para aliviar um pouco a tensão do trabalho ou não tiver o mínimo de condição de trabalho, o resultado não será um dos melhores e que isso refletiria principalmente no paciente.

Unidade foi revitalizada para melhor atender ao cidadão acreano /Foto: Reprodução

Nós avançamos bastante também na questão do repouso para os funcionários, a noite, no seu horário de repouso, os servidores não tinham um local adequado para descansar. Reformamos mais de dez salas com banheiro para que o funcionário possa tomar banho e fazer suas necessidades fisiológicas, isso é o mínimo que podemos fazer por essas pessoas que estão aqui 24 horas cuidando dos nossos pacientes e precisam parar algum momento para descansar e começar de novo.

Outro avanço nesse quadro de funcionários foram os seminários de capacitação e conhecimento que realizamos durante este ano, foram mais de vinte eventos com a presença de médicos renomados que vieram de grandes centros de saúde ministrar palestras para nossos profissionais, desde técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Realizamos também cursos de aperfeiçoamento para todos os funcionários da recepção e parte administrativa para melhorar cada vez mais o atendimento.

O médico e diretor do Huerb fez questão de citar a reforma da Toráxica e dos consultórios médicos. Segundo ele, esses setores estavam com a estrutura bem precária.

Nós refizemos a Toráxica por completo, tivemos de derrubar o forro e construir outro, reformamos toda a aparelhagem e o ambiente está totalmente novo. Reformamos todas as poltronas da sala de medicamentos e consultórios, que agora estão todos pintados e com novos móveis. Padronizamos uniformes para todos os funcionários, identificando cada setor em que trabalham e implantamos também o sistema de identificação com crachás para os visitantes, diferenciando cada setor por cores.

Outro problema enfrentado muitas vezes pelos pacientes era a falta de médicos plantonistas e especialistas? Esse problema continua?

Não. Esse quadro mudou, isso ocorria muito também em virtude de repouso, antes não tínhamos uma sala adequada para repouso para os médicos, não tinha onde tomar banho, então eles acabavam tendo que ir para as suas casas, mas isso foi mudado. Hoje nós temos médicos 24 horas, são 26 especialidades e mais de 160 médicos trabalhando no Huerb em forma de escalas, algumas carências são evidentes que ainda existem, principalmente na parte de especialistas na área de cirurgia em ortopedia, mas estão havendo contratações e o governo não está medindo esforços, a maior dificuldade é pela deficiência do Estado mesmo, que não tem esses especialistas e nós estamos precisando.

Para finalizar, foram muitos avanços, mudanças e melhorias. Tendo em vista que 2016 foi um ano crítico em que o país sofreu uma grande crise econômica, de onde vieram os recursos para cobrir tantos gastos altos dentro do Huerb em menos de um ano?

Esse ano foi um ano muito crítico de recursos, mas o que mais contribuiu foi a forças das equipes, a união e a força de vontade de mudar. Mas não podemos deixar de falar da ajuda incondicional do Governo do Estado, juntamente com o secretário de saúde, Gemil Júnior, que também tem dado apoio total ao Huerb, além do Governo Federal, assim conseguimos avançar mais. Só tenho a agradecer ao governador Tião Viana que, como médico, tem olhado de uma forma especial para o Huerb, mesmo em um ano de crise, tem sido prioridade para ele, que investe quatro vezes mais do que outras capitais brasileiras e no Brasil isso é fato.

Você continua na gestão em 2017? Quais são as metas para o próximo ano?

Sim, eu continuo e as metas são ampliar os serviços, as reformas, ampliar o URH do Huerb, na contratação de técnicos, enfermeiros e médicos, terminar a verticalização do Huerb, que já iniciamos quando colocamos toda a parte administrativa do hospital concentrada aqui, mas ainda falta finalizar com a construção de mais leitos, UTI’s e do heliporto. É uma meta de Estado deixar o hospital que já está na qualidade de entre um dos melhores da região norte, chegar a ser o número 1 da região. Com a graça de Deus, união e muito trabalho em equipe nós chegaremos ao topo em um futuro muito breve.

Fabrício encerrou a entrevista agradecendo a todos os parceiros e funcionários que contribuem para o bom atendimento no Huerb e que 2017 seja um ano de mais conquistas.

Eu só tenho a agradecer a ajuda de governo, ajuda da secretaria de saúde, ao apoio incondicional do Samu na pessoa da enfermeira Lúcia, agradecer aos enfermeiros, técnicos, médicos, à gerência e a todos os parceiros que ajudaram a gente em 2016 no Huerb, que nós possamos contar com eles em 2017 para que os planos sejam concretizados e agradeço em primeiro lugar a Deus sobre todas as coisas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost