18 de abril de 2024

Tudo pronto para o tradicional Reveillon da Base; queima de fogos terá dez minutos de duração

A presidente de bairro Rocilene Dantas e Ted Fogueteiro nos preparativos para a Festa da Virada/Foto: Alamara Barros.

O Réveillon da Base já é tradição há mais de 30 anos e famoso pela tradicional queima de fogos, moradores de vários bairros de Rio Branco se deslocam até a comunidade para ver o grande show pirotécnico que tem duração de dez minutos ininterruptos.

O responsável pelo o espetáculo é o também famoso “Ted Fogueteiro”, que começou com essa paixão ainda quando criança, para ele a queima de fogos a meia noite é uma forma de dar as boas vinda para o ano que se inicia e que também representa a paz.

“Eu comecei ainda quando criança, tirava dinheiro do meu bolso para soltar os fogos no Réveillon, na época não existia isso em lugar nenhum da Capital. No Segundo Distrito era tudo parado, só ouvia os sapos cantando, mas com o passar dos anos a queima de fogos da Base foi atraindo pessoas de todos lugares de Rio Branco, virou tradição e eu comecei a correr atrás de patrocinadores, realizava bingos na comunidade para arrecadar recursos para comprar os fogos e passamos a ter o apoio da Fundação Garibaldi Brasil. Depois, governo e prefeitura também começaram a nos apoiar e a cada ano a queima fica mais bonita e mais pessoas vêm prestigiar”, disse Fogueteiro.

A novidade este ano é que Governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco estão apoiando e fecharam parceria com a comunidade, que já tem tudo pronto para a realização dessa grande festa que há mais de 30 anos é organizada pelos moradores do bairro da Base nas margens do Rio Acre.

Após a última alagação histórica que o Capital enfrentou a comunidade ficou completamente deteriorada e parte da rua Barbosa Lima, que fica às margens do rio, desabou. Mas este ano a prefeitura de Rio Branco iniciou uma grande intervenção de limpeza e manutenção viária, visando a qualidade de vida dos moradores e os preparativos para a Festa da Virada.

A prefeitura realizou também um amplo serviço de melhoria da iluminação pública, visando maior comodidade e segurança para o público, assim construiu calçadas ao longo da margem com bancos de concreto e restaurou por completo a rua que havia sido desabada com a alagação.

Para a presidente de bairro, Rocilene Dantas, o ano de 2016 foi de grandes vitórias para a comunidade da Base e que o bairro está devidamente preparado para receber a todos na virada de ano. “Só temos motivos para comemorar e agradecer ao prefeito Marcus Alexandre, que este ano olhou de uma forma especial para a comunidade”.

O bairro passou por várias reformas e revitalização para receber a população na Festa da Virada/Foto: Alamara Barros.

“O bairro da Base está a cada dia ficando mais bonito, ganhamos esse calçadão às margens do nosso Rio Acre, o prefeito, com a ajuda da emenda do senador Jorge Viana, conseguiu reconstruir a encosta do rio que estava quebrando e a rua está completamente reformada para o acesso de carros novamente. Só quem ganha é a população que agora pode desfrutar de um bairro totalmente revitalizado, limpo e iluminado”, disse Rocilene.

A presidente falou ainda sobre os preparativos para a tradicional virada de ano da comunidade da Base. Segundo ela, a programação do Réveillon da Base começa às 21h do dia 31 de dezembro com o show da cantora Sandra Melo, que anima a festa até meia-noite, quando será feita a contagem regressiva para entrada do Ano Novo. Depois começa a tradicional queima de fogos. De meia-noite em diante quem assume o palco é o grupo ‘Na Base do Samba’, banda de pagode da própria comunidade.

Estoque de fogos para os 10 minutos de show pirotécnico para a virada do ano/ Foto: Alamara Barros.

“Teremos toda estrutura necessária para atender não só a comunidade, mas também toda a população acreana, tendo em vista que todos os anos pessoas de todos os bairros vêm prestigiar a tradicional queima de fogos da Base. Já estamos com o palco principal montado, teremos banheiros químicos, tendas e segurança para que seja uma festa bonita e tranquila feita para as famílias acreanas como sempre foi”.

Dona Terezinha Barros é moradora da Base há mais de vinte anos. Ela diz se sentir muito feliz com os avanços que o bairro tem alcançado ao longo dos anos e que há muito tempo não via o seu bairro tão limpo e iluminado.

“Agora ‘tá’ uma maravilha, essa calçada com bancos ‘pra’ gente ficar olhando o Rio Acre e conversando com os vizinhos, a rua toda iluminada e bem limpa só nos traz orgulho e alegria de morarmos aqui, sem contar a segurança, pois todos se respeitam e não temos violência por aqui graças a Deus”, disse.

Dona Terezinha contou também que todos os anos acompanha de perto a queima de fogos e que acha o momento muito emocionante: “É uma festa bonita, a gente vê muita gente chegando de outros bairros ‘pra’ ver a queima de fogos do Ted Fogueteiro, que sempre lutou pra manter essa tradição no bairro, eu acho muito bonito e gosto de assistir de perto, não perco um ano sequer (risos)”, finalizou.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost