24 de abril de 2024

No Juruá, estádio Cruzeirão é reinaugurado e ganha novo nome: Heleno Gurgel da Silva

Os amantes do esporte, especificamente do futebol, na cidade de Cruzeiro do Sul, receberam de volta, na noite desta sexta-feira (30), uma praça esportiva que há mais de três anos estava em reforma: o estádio Cruzeirão que agora passa a se chamar Heleno Gurgel da Silva, em homenagem a um ex-dirigente esportivo do município, foi realizada a partida master entre Internacional x Clube dos 40.

o estádio Cruzeirão agora passa a se chamar Heleno Gurgel da Silvaoto: Adalcimar Carvalho

O estádio existe desde os anos 70 e fica localizado num bairro próximo ao centro da cidade, o que facilita o acesso da torcida. A obra de modernização e reforma foi iniciada em junho de 2013 e custou R$ 1,5 milhão, oriundo de emendas parlamentares.

A demora para conclusão do serviço foi ocasionada por alguns problemas encontrados no projeto que foi desenvolvido pela Associação dos Municípios do Acre (Amac). outro problema para a demora da obra foi a falta de recursos federais durante o período. O local teve o gramado trocado, construção de sistema de drenagem, arquibancada, dois vestiários, túnel de acesso ao gramado, banheiros e duas cabines de rádio.

Filho do homem que dá nome ao novo Cruzeirão, o ex-jogador Ademir Gurgel da Silva, 62 anos, destaca o orgulho pela homenagem e por ver o estádio totalmente revitalizado. Ele acredita que será benéfico para o esporte no município.

– Sinto muito orgulho e alegria pelo prefeito ter essa boa lembrança de resgatar o Cruzeirão e Cruzeiro do Sul só tem a ganhar com essa nova obra de revitalização do estádio. O futebol só tem a melhorar.

Francisco Evandro da Silva Freitas, 48 anos, ex-jogador de futebol, com passagens por Rio Branco-AC e Juventus-AC na década de 90, relembra que o caminho para o futebol profissional passou pelo antigo Cruzeirão.

– É uma satisfação imensa por ter saído de Cruzeiro do Sul jogando no estádio Cruzeirão, sendo tricampeão, em 1988, 1989 1990. Em 1991 fui transferido para o Juventus, que foi vice-campeão acreano. No ano seguinte fui para o Rio Branco e consegui jogar quatro anos seguidos e ganhar título. É um imenso prazer rever o estádio com essa modificação para melhor. Muito bom porque foi tudo planejado para a prática do futebol como precisa o atleta – exalta.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, lembrou que o estádio já foi palco de grandes eventos do futebol cruzeirense, inclusive recebendo jogadores históricos do futebol brasileiro, como o anjo das pernas tornas, Garrincha, que teve na cidade em 1972 .

– O estádio Cruzeirão se confunde com a história do cruzeirense. Já tivemos grandes partidas, grandes jogadores da seleção Brasileira, como o Garrincha. Tivemos partidas internacionais entre times de Pucalpa (PER) com times de Cruzeiro do Sul, grandes campeonatos realizados na nossa cidade. Sempre foi um palco de prática de esporte. É uma obra revitalizada, banheiros bons, campo bem maior do que o que existia, os vestiários – destaca o gestor.
Dentro de campo, no primeiro jogo do novo Cruzeirão, ou estádio Heleno Gurgel da Silva, o Internacional venceu por 1 a 0 a equipe do máster 40.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost