24 de abril de 2024

Suor e superação: CrossFit vira febre e desafia força, agilidade e equilíbrio de atletas acreanos

Janeiro é o mês de correr atrás do prejuízo de tudo que você comeu e bebeu nas festas de fim de ano, para muitos é mês também de preparar o corpo para o carnaval, de eliminar aquelas gordurinhas indesejáveis adquiridas no mês anterior e poder ir à praia de biquíni, sem medo de ser feliz.

Para conseguir tudo isso que você acabou de ler acima, é preciso muita disciplina com a alimentação e exercícios físicos. O CrossFit é um treinamento que vem fazendo a cabeça, ou melhor, o corpo dos amantes do mundo fitness. O método de condicionamento que mistura intensidade, elementos do atletismo e da ginástica olímpica, tornou-se a modalidade de treino preferida do verão brasileiro.

Muana Kerlla é a principal competidora de CrossFit representando o Acre /Foto: Alamara Barros da ContilNet

Criado por Greg Glassman, de 58 anos, um treinador da Califórnia, nos Estados Unidos, o CrossFit contagia e se espalha pelas academias com uma força impressionante. Em Rio Branco existem três boxes, locais destinados à prática do esporte.

A treinadora Angela Silva fala sobre os benefícios do CrossFit. Segundo ela, trata-se de um esporte completo que prepara o seu corpo para qualquer atividade durante o dia. “O CrossFit é um esporte completo que trabalha equilíbrio, força, coordenação motora, precisão dos movimentos e a musculatura do corpo como um todo, aqui o atleta aprende como tirar um peso do chão e como elevá-lo de forma correta, sempre trabalhando movimentos compostos”, explicou.

Modalidade teste os limites de cada praticante /Foto: Alamara Barros da ContilNet

Ainda de acordo com Ângela, o CrossFit não tem contraindicação. “Todos podem praticar o CrossFit, para quem tem problemas de coluna, pode tem suas limitações à princípio. Dependendo do problema, os exercícios que a pessoa não consiga fazer serão adaptados dentro do limite dela e a partir daí iremos preparar o seu corpo para que ela consiga fazer movimentos limpos, mas não deixa de fazer, pois todos os exercícios são adaptáveis de acordo com a deficiência e também necessidade do aluno, que cada um tem a sua característica e individualidade”, explicou.

Cada vez mais o esporte vem atraindo pessoas que se apaixonam quando começam a treinar e não querem mais sair, chegando a se tornar para muitos um estilo de vida, é o caso da policial militar e atleta, Muana Kerlla, que começou a praticar o CrossFit para perder peso e hoje é uma competidora em potencial dentro e fora do Estado.

“Eu pratico o CrossFit há três anos, no começo eu também vim por uma questão de estética como a maioria das pessoas, eu estava bem acima do meu peso ideal, pesando 91 kg e não conseguia perder na academia convencional e estava muito desanimada, até aceitar o convite de uma prima para conhecer o Cross. Eu me identifiquei tanto com o esporte, que passei a treinar mais sério visando participar de competição e hoje a questão da estética é consequência, se eu preciso ganhar ou perder peso, é por conta das competições que for participar”, disse.

Superação é a palavras nos ‘Boxes’ /Foto: Alamara Barros da ContilNEt

Muana participou de várias competições fora do Estado, uma delas foi a Monstar, uma das maiores no Brasil, onde conseguiu alcançar o 3º lugar. No Torneio CrossFit Brasil, a atleta também representou bem o Acre, pois para conseguir uma vaga é preciso participar de uma seletiva regional. No ano passado, a Região Norte ficou apenas com três vagas e Muana conseguiu se classificar para participar na categoria Elite, que é a mais alta do esporte.

“Quando eu fui competir no Torneio CrossFit em São Paulo fiquei em 12º lugar, pela dimensão do torneio e por ser minha primeira vez, foi uma boa colocação. Eu tinha feito uma projeção com o meu coach [treinador] de ficar entre as 15 e superei essa meta”, completou.

Praticantes testam força, agilidade e limites /Foto: Alamara Barros da ContilNet

A odontóloga Ana Maria Aragão sempre gostou de praticar exercícios físicos e por muito tempo frequentou a academia convencional. Mas não satisfeita e achando a musculação algo monótono e repetitivo, ela resolveu fazer uma aula experimental de CrossFit e nunca mais saiu.

“Eu já me apaixonei pelo CrossFit na primeira aula, porque o treino é um desafio de você com você mesmo e você acaba se superando. Eu estou no esporte há três anos e não pretendo deixar nunca mais. Foi no Cross que eu alcancei o corpo que eu sempre desejei, porque ele trabalha todos os músculos e com uma alimentação correta, em três meses você já vê uma diferença enorme no corpo.

A assistente social Andrelina Gadela tinha uma vida sedentária, mas o CrossFit mudou essa realidade e hoje ela também é apaixonada pelo esporte. “Eu não praticava nenhum exercício físico antes, mas foi só conhecer o CrossFit e vi o quanto esse esporte me faz bem. No início eu vim para perder peso, pois estava gorda e hoje isso aqui virou um estilo de vida, sou viciada e quando não dá pra eu vir, fico me sentindo mal, porque estar aqui me faz bem, a ajuda da coach Angela eu consigo me superar a cada treino e não pretendo parar nunca mais” disse.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost