Voz de babuínos produz 5 sons de vogais similares aos humanos

Línguas dos babuínos têm os mesmos músculos que os humanos (Foto: Joel Fagot)

Pesquisadores franceses fizeram uma análise acústica dos grunidos e sons dos babuínos e chegaram à conclusão de que tais primatas emitem cinco vogais diferentes entre si, mas similares à fala humana. O estudo foi publicado na revista “PLoS One” desta quarta-feira (11).

Uma ideia que é antiga e que sempre prevaleceu sobre a origem da fala é que a baixa laringe dos seres humanos é necessária para produzir os conjuntos vogais, enquanto os primatas não humanos são impedidos por sua estrutura física do órgão. Por isso, os cientistas acreditavam que a línguab falada se originou nos últimos 70 mil a 100 mil anos, com o surgimento de poucos estudos sobre a ligação da vocalização de primatas e seres humanos.

Louis-Jean BOE, da Universidade de Grenoble, analisou junto aos seus colegas 1.335 vocalizações emitidas por 15 babuínos machos e fêmeas da Guiné em diferentes contextos sociais. O grupo também estudou a anatomia dos órgãos vocais de dois destes primatas.

Eles descobriram que os babuínos produzem cinco sons que têm semelhanças com as vogais da fala dos seres humanos. As pessoas formam cada som com a ajuda precisa da posição da língua no trato vocal, e a análise anatômica dos pesquisadores franceses descobriu que tais macacos têm os mesmos músculos que as línguas humanas. Tal informação sugere que os babuínos também usam movimentos das línguas para formar os sons das vogais.

Com esses resultados, de acordo com os pesquisadores, é possível que a língua falada tenha surgido e evoluído a partir de capacidades articulatórias que já eram possuídas por nosso último ancestral dos babuínos há cerca de 25 milhões de anos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Voz de babuínos produz 5 sons de vogais similares aos humanos