Enquanto equipe do governo viaja à “terrinha do Tio Sam”, IBGE revela que turismo despencou no Acre

Petecão criticou governo por conta da queda no setor de turismo em 2016. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE

Enquanto uma comitiva governamental do Estado do Acre se encontra em viagem aos Estados Unidos da América (EUA), inclusive com a presença da Secretária de Turismo, Rachel Moreira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (12) uma pesquisa mostrando que o turismo despencou no Acre, seja no trimestre avaliado ou no acumulado do ano de 2016.

Atividades turísticas no Acre despencaram de acordo com IBGE /Foto: Agência de Notícias do Acre

Segundo o IBGE, o índice e variação do volume de serviços mostrou um decréscimo no setor de turismo ao longo de 2016. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) e são de livre acesso a quem se interessar. Conforme se verifica nos dados do oficiais divulgados, até o mês de novembro de 2016 houve uma constante queda no volume de serviços, com uma baixa expressiva de 6,1% no mês de setembro. No acumulado do ano, o setor de turismo acumulou uma queda de 2,9%.

Petecão critica falta de política para setor

O senador Sérgio Petecão criticou duramente a falta de uma política real para o setor de turismo do Acre: “Não pode o turismo ser apenas para os donos do poder irem para outros países. O que precisamos é de uma política real de identificação das potencialidades e a promoção disso. Não basta apenas saber falar inglês se não temos produto para oferecer aos visitantes”.

O senador destacou ainda que a viajem governamental aos EUA está ocorrendo em um momento não adequado: “Enquanto no Acre estamos com mais de duas mortes violentas por dia, uma comitiva do governo está fora do país fazendo sabe-se lá o quê. É preciso mais respeito para com a população”.

comentários

Outras Notícias

Veja também