18 de abril de 2024

Fortes chuvas atingem cabeceiras do Rio Juruá e manancial fica a 35 centímetros de transbordamento

Com as fortes chuvas que caíram nos dois últimos dias nas cabeceiras próximas ao município de Marechal Taumaturgo, o nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, ultrapassou a cota de alerta de 11,80 metros e chegou a marcar 12,65. Apesar de faltar apenas 35 centímetros para atingir a cota de transbordamento, que é de 13m, o cel. Araújo, do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro do Sul, disse que a situação é de normalidade e que a corporação está realizando o monitoramento nos bairros vulneráveis do município.

Em Tarauacá, segundo o tenente Gercimilton, as fortes chuvas ocasionaram o transbordamento de bueiros e igarapés fazendo com que algumas famílias deixassem suas casas durante a chuva na madrugada desta quinta-feira (12), mas logo pela manhã o local já estava totalmente seco e os moradores puderam retornar.

Fortes chuvas no Juruá tem elevado nível do rio rapidamente /Foto: Onofre Brito

“Apesar do transtorno durante a chuva, a situação aqui em Tarauacá é de normalidade. O nível do Rio Tarauacá está marcando 7,90m, a cota de alerta é 8,50m e de transbordamento 9,20m. Por enquanto não tem nenhuma família desabrigada e o Corpo de Bombeiros está fazendo o monitoramento devido”, disse.

Em Rio Branco, após as fortes chuvas o Rio Acre apresentou uma elevação no nível das águas na manhã desta quinta-feira (12), chegando a medir 8,54m. De acordo com o coordenador Municipal de Defesa Civil, George Santos, nos últimos dias choveu 306 milímetros enquanto a previsão de chuva para todo o mês de janeiro seria de 280 milímetros.

Ainda de acordo com o coronel George, nesta sexta-feira (13) o prefeito Marcus Alexandre anunciará o Plano de Contingência para uma possível enchente. O plano será anunciado às 9h no auditório da Associação dos Municípios do Acre (AMAC).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost