Rosana Nascimento repudia reforma do ensino médio sem diálogo com sindicatos e movimentos estudantis

A diretoria do sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) vem a público repudiar, veementemente, esta reforma do ensino médio, imposta pelo presidente da República, Michel Temer, através de um instrumento antidemocrático que é a Medida Provisória n 746/2016, sem fazer nenhuma discussão com as entidades acadêmicas, sindicatos da educação e os movimentos estudantis.

Presidente do Sinteac, Rosana Nascimento /Foto: O Alto Acre

Para o Sinteac, esta MP tem como objetivo bastante claro: oferecer apenas um currículo mínimo para os filhos da classe trabalhadora, enquanto os filhos das elites têm um currículo máximo, quando os burocratas decidem por uma Educação pública neo-tecnicista, como aconteceu na época da Ditadura Militar, voltada apenas para a formação da mão de obra barata destinado a atender as demandas do mercado de trabalho.

Outro problema grave desta reforma é o sucateamento dos cursos de licenciatura nas universidades públicas, pois a proposta que tramita atualmente no Congresso Nacional permite que pessoas sem nenhuma formação específica e sem conhecimento pedagógico, com “apenas notório saber”, possam lecionar nas escolas da rede pública e privada.

Portanto, não resta dúvida que o governo do Estado tem seguido na íntegra as orientações do governo Temer, mas o Sinteac está convidando os estudantes, professores e pais de alunos para participarem de um amplo debate na primeira semana do mês de fevereiro. Afinal, a crise econômica que bate a porta das famílias de trabalhadores e a escassez de recursos financeiros têm levado muitos alunos a abandonarem o ensino médio em busca de uma oportunidade de emprego no mercado.

Defendemos que a educação integral deveria sim começar com os alunos matriculados no 6° ano do ensino fundamental. Como o governador Tião Viana não dialoga com o Sinteac, estudantes, educadores ou a comunidade escolar, pois todas estas mudança foram decididas nos gabinetes palacianos, sem a participação popular, só nos resta manifestar o nosso repúdio a esse forma de governo antidemocrático, que à revelia da nossa sociedade decide reformar o ensino médio, sem debater as políticas educacionais com os trabalhadores e a população.

A presidente do Sinteac, Rosana Nascimento, lamenta ainda que o governador Tião Viana tenha seguido estas orientações do presidente Temer, pois a sociedade não concorda com “Governos subservientes”. Os estados, inclusive o Acre, podem não fazer a reforma do ensino médio, mas o governo do Estado aderiu à proposta de mão de obra barata, quando trabalha pela despolitização da sociedade, imposta por Temer.

A implementação do tempo integral nas escolas de ensino médio acreanas, que tentam transparecer que é uma proposta progressista, na verdade esconde a triste realidade que esta dupla jornada dos trabalhadores em educação, que estão lotados nestas escolas que servirão de experimento, a educação integral com alunos do ensino médio que já estão em busca do mercado de trabalho equivocada, deveria iniciar com os alunos do 6 ano em diante de forma gradativa. Todo o processo será executado, mas com a mesma escassez de recursos.

Rosana Nascimento

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Rosana Nascimento repudia reforma do ensino médio sem diálogo com sindicatos e movimentos estudantis