19 de abril de 2024

Esquenta a briga pela Associação dos Municípios do Acre com duas candidaturas

A Associação dos Municípios do Acre (Amac) é o próximo objeto de desejo da política acreana/Foto: reprodução.

A Associação dos Municípios do Acre (Amac) é o próximo objeto de desejo da política acreana. Tanto os partidos da base do Governo do Estado quanto os da oposição já trocam farpas e se preparam para a eleição. A oposição teria, em tese, 13 dos atuais 22 prefeitos, com o PMDB com a maior quantidade de votos. Caso a oposição consiga unir a todos, a eleição está garantida, mas existem informações de bastidores dando conta de ser possível a mudança de lado no grupo oposicionista.

Historicamente a associação foi presidida pelo prefeito de Rio Branco, o maior contribuinte financeiro para a manutenção. O atual presidente, Marcus Alexandre (PT), deseja continuar à frente da instituição, mas pode enfrentar um candidato de peso, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro. Alexandre precisa dos votos de mais duas prefeituras para empatar e três para virar o jogo.

Oposição pode ceder votos

Nessa linha, pelo menos dois prefeitos ligados à oposição estariam propensos a votarem com o prefeito de Rio Branco. A reportagem da ContilNet tentou contato com vários deles. O prefeito de Sena Madureira foi o único a confirmar o voto em Marcus Alexandre (vide nota abaixo).

Foi tentando um contato com o prefeito de Feijó, mas não foi possível checar como este pretende se posicionar. O prefeito de Senador Guiomard, por meio de sua assessoria, informou que não se pronunciará agora. Os prefeitos de Plácido de Castro e Tarauacá não retornaram as ligações efetuadas para os celulares deles.

Amac, o ponto de apoio dos pequenos

A questão principal se dá por conta do apoio da Amac principalmente para as prefeituras do interior, normalmente carentes em termos de mão de obra especializada e dificuldades para a elaboração de bons projetos. Cruzeiro do Sul e, principalmente, Rio Branco não sofrem tanto desta dificuldade por possuírem um corpo técnico mais qualificado.

A Amac tem então a função de apoiar os municípios na elaboração de projetos e na captação de recursos, principalmente em relação às verbas federais e normalmente vinculados às emendas parlamentares. Em caso de uma ação firme e positiva da Amac, prefeitos do interior podem ter um aporte maior de recursos e realizar uma quantidade maior de obras. Isso implicaria uma boa aceitação popular e poderia influir nas eleições.

Prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim/Foto: reprodução.

Mazinho Serafim vota em Marcus Alexandre

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, revelou no fim da tarde desta sexta-feira (13) que o voto dele é no prefeito da Capital, Marcus Alexandre. Mazinho justificou a opção dizendo não ser a Amac um local de interesses políticos, mas sim voltado para a construção do futuro dos municípios.

Mazinho ressaltou que o voto dele não tem qualquer conotação política e reafirmou que o candidato dele para o Governo do Estado é o senador Gladson Cameli. Ele destacou também não ter recebido qualquer pedido de apoio por parte do prefeito de Cruzeiro do Sul, também do PMDB.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost