19 de abril de 2024

Governo do Acre vai investir mais de um milhão de reais na reforma do Museu da Borracha

Será investido R$1,2 milhão na reforma e recuperação do Museu da Borracha/Foto: reprodução

De acordo com informações da assessoria da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), hoje o Estado do Acre investe na manutenção de 46 espaços públicos culturais que são administrados órgão gestor da política cultural do Estado do Acre.

Sendo assim, para que estas políticas sejam efetivas é necessário que exista uma ação permanente de salvaguarda dos bens e espaços públicos culturais com investimentos na construção, manutenção e reestruturação da estrutura física dos espaços existentes, atualização dos seus equipamentos e mobiliários e permanente capacitação de agentes culturais para atuarem nestes locais.

Presidente da FEM, Karla Kristina Martis/Foto: reprodução.

Para a presidente da FEM, Karla Kristina Martins, é de suma importância a reforma do museu, que é o único em Rio Branco que guarda um grande acervo sobre a história da borracha no Acre.

“É muito importante podermos reformar este museu, pois é o primeiro equipamento museográfico da cidade de Rio Branco. Ali estão os acervos de jornal e documentos que remontam ao período do final do seculo XIX, além de uma vasta informação sobre o estado e a história da borracha. O equipamento receberá a atenção e o restauro devido que merecem o local e seu importante acervo. Mais uma vez o governo honra um compromisso de devolver a população seus espaços restaurados”, disse.

Karla ressaltou que, além de investimentos diretos, o governo busca parcerias e investimentos externos para que, de forma eficaz, consiga proporcionar melhorias na estrutura física destes espaços proporcionando ambientes adequados ao desenvolvimento de atividades artísticas e culturais e possibilitando ambientes modernos e saudáveis aos funcionários e usuários destes locais.

Sobre o Museu da Borracha

Criado por meio do Decreto Estadual Nº. 30, de 03 de abril de 1978, por ocasião do Centenário da Imigração Nordestina no Estado, o Museu da Borracha mantém sob sua guarda um acervo diversificado, formado, em sua maior parte, por doações de particulares e compras efetuadas durante os primeiros anos após sua fundação. O acervo reúne mais de 5.300 (cinco mil e trezentas) peças, distribuídas por diversos núcleos, como paleontologia, arqueologia, etnografia e História sócio-econômica do Acre, além de obras de arte, manuscritos, fotografias, periódicos e outros pequenos conjuntos.

O Museu da Borracha ocupa uma área de 554,66 m² e tem uma expectativa de visitantes mensais de até 400 (quatrocentas) pessoas, composta de público local, de outros Estados e também estrangeiros, bem como consultas diárias em seu acervo, o qual mesmo fechado chega a receber aproximadamente trinta pesquisadores a cada mês.

Os investimentos deverão também proporcionar ao quadro de profissionais do local melhores condições de trabalho e elevação da autoestima, vide que o bom desempenho depende, inclusive, do bem estar gerado por ambiente prazeroso, humano e qualificado. Outro aspecto relevante é trazer oportunidade de conhecimento e lazer aos visitantes, por meio de um espaço adequado ao público e que atenda as normas de acessibilidade.

A obra possibilitará ambientes mais saudáveis, apropriados e modernos/Foto: reprodução.

Reforma e readequação das instalações

Essa reforma englobará a reestruturação das partes interna e externa do prédio, envolvendo a recuperação de pisos e telhado, a reforma da parte elétrica e hidráulica, pintura de paredes, instalação de condicionadores de ar, reorganização dos espaços destinados ao arquivo de documentos, parte administrativa, recepção e filmoteca com a recuperação e aquisição de novos mobiliários, equipamentos de informática e de utilidades diversas, adequações do espaço á condições adequadas de acessibilidade, bem como o desenvolvimento e montagem de uma nova exposição artística que conte a história da borracha no Estado do Acre. Além disso, a obra possibilitará ambientes mais saudáveis, apropriados e modernos aos seus usuários e servidores.

Aquisição de equipamentos

Necessidade de produtos modernos, com maior capacidade de promover melhoria nas condições de trabalho. Os equipamentos adquiridos suprirão as necessidades administrativas do espaço e também atenderão os espaços do auditório e da sala de exposição.

Aquisição e Reforma de mobiliário

Produtos que serão adquiridos ou reformados, visto que no espaço existem mobiliários de madeira bem antigos que podem ser recuperados. Tanto a aquisição, quanto a recuperação desses mobiliários são necessários para melhorar as condições de trabalho dos servidores e melhor atender o público que procura pelos serviços oferecidos pelo Museu da Borracha. Possibilitando a revitalização da exposição permanente do Museu da Borracha.

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost