“A oposição precisa ter juízo para não espantar seu melhor nome ao Governo em 2018”, diz Bittar

Tucano no 2º andar

O prefeito do município de Assis Brasil, o Zum, teve uma longa conversa ontem (16) no gabinete de Marcus Alexandre em Rio Branco. Às vésperas das eleições na Associação dos Municípios do Acre (AMAC), certamente os gestores não conversaram sobre a posse de Donald Trump.

Acirrou geral

Depois da notícia de que Zezinho Barbary, do PMDB, será o vice de Marcus Alexandre, o clima esquentou e vários telefonemas estão sendo disparados por políticos de oposição na tentativa de salvar o projeto ou sonho de Ilderlei Cordeiro será o representante do colegiado. Zezinho disse à coluna que já deu sua palavra e não volta atrás.

Desarticulação

Confirmada a ideia, ela mostra o tamanho do poder de articulação de Ilderlei Cordeiro que parece apenas ter sonhado com a ideia de ser presidente da AMAC. O prefeito de Cruzeiro do Sul esqueceu que na política uma palavra chave chama-se articulação. Sem esse poder, todo projeto nasce morto.

Visita institucional

O senador Gladson Cameli (PP) também esteve no 2º andar da prefeitura de Rio Branco ontem. Em visita institucional ao prefeito Marcus Alexandre. Após a reeleição, o progressista foi se colocar à disposição e reafirmar seu compromisso com os moradores da Capital. Gladson mantém a linha de trabalhar sem distinção de cores partidárias.

Alfinetada

O prefeito Marcus Alexandre não disse nem que sim e nem que não quando indagado por Gladson Cameli se será candidato ao governo nas eleições de 2018 pela Frente Popular do Acre. Mas não foi apenas isso que marcou o encontro entre os potenciais candidatos ao Palácio Rio Branco. Ambos se reuniram longe dos flashes e holofotes.

Sobre a AMAC

O senador Gladson Cameli tem dito que a decisão pela presidência da AMAC é de total responsabilidade dos prefeitos eleitos e que, independente de resultados, pretende lutar pela liberação de emendas para todas as cidades. “Já passou da hora de descer do palanque e trabalhar por um Acre melhor para todos”, disse à coluna.

Parábola

Nesse tempo de muita chuva, nunca é demais lembrar da parábola da cizânia. O que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo. A boa semente são os filhos do Reino. E a cizânia são os filhos do Maligno. O inimigo que semeou é o demônio. A colheita é o fim do mundo. Os ceifadores são os anjos. Da mesma forma que se junta a cizânia e se queima no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles tirarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha ardente. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. O que tem ouvidos, ouça” (Evangelho de São Mateus, cap. XIII, vs. 36-43).

Média mantida

De ontem para hoje mais duas mortes foram registradas na capital, a vida de dois jovens foi ceifada nos bairros da Paz e Eldorado. É o crime organizado batendo as suas metas. Enquanto isso, o secretário de segurança do Estado, Emylson Farias, continua fazendo as suas previsões e esperando as águas de março.

Furinho

Chega a informação à coluna que a Polícia Federal andou vasculhando gavetas e exigindo uma série de documentos no Deracre. A correria está grande, alguns afirmam que o calhamaço de xerox é tão grande que vai precisar de um caminhão para levar à sede da PF.

Nome aos bois

Até agora só se fala na vítima do acidente envolvendo um jet ski e uma lancha, no domingo, no Rio Acre. Sepultada com grande comoção, Bárbara Bruna Bezerra Bispo, de 23 anos, deixou um filho. Resta saber quem era o piloto da lancha, se ele era habilitado, e se quem atendeu a ocorrência fez o teste de bafômetro no senhor piloto.

Ligado ao Palácio

Dizem que a ocultação da nome do piloto da lancha se dá por este ser uma pessoa ligada ao Palácio Rio Branco. O Ministério Público (MPAC) ou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) precisam esclarecer, o que não falta são siglas e letras de órgãos públicos que precisam dar maiores esclarecimentos sobre esse assunto.

À Deus dará!

Quer dizer que por conta de Rio Branco ser uma das poucas cidades sem Marinha, a fiscalização de quem utiliza lanchas e jet ski ficará por conta da sorte? Depois reclamam quando se fala que esse Estado está desgovernado.

Chiadeira geral

A emissão do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) está causando frisson na classe de pecuaristas. Eles reclamam que tal documento tem inviabilizados os financiamentos e investimentos este ano. Com isso, 60% dos fazendeiros estariam prejudicados. Com a palavra o Dudu, do Incra.

Agenda no Planalto

Depois das sucessivas rebeliões em presídios de vários Estados, que resultaram em mais de 130 mortes, o assunto Segurança Pública é tema de reunião convocada pelo presidente Michel Temer. Representantes da Polícia Federal (PF), da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Gabinete de Segurança Institucional e das Forças Armadas participam de encontro hoje (17), no Palácio do Planalto. A ideia é integrar esforços no combate ao crime organizado.

Debate entre secretários

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, discute o assunto também em reunião hoje com secretários de Segurança de todo o país. Ouvirá o relato de cada um sobre a situação carcerária.

Governadores

Amanhã (18), será a vez de os governadores se reunirem com o presidente Michel Temer. Vão assinar acordo se comprometendo a cumprir o Plano Nacional de Segurança Pública. Lançado há pouco mais de dez dias, o plano prevê a construção de, pelo menos, cinco presídios federais, a instalação de bloqueadores de celulares e scaneres nas penitenciárias, além de um mutirão para rever penas e as condições em que se encontram os presos.

Juízes na parada

Uma reunião com os juízes das Varas de Execuções Penais será realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para analisar e propor ações com o objetivo de conter a crise no sistema penitenciário brasileiro, na terça-feira (17), em Brasília. A ideia surgiu do presidente eleito da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), Luiz Vitório Camolez, que também estará no encontro.

Tudo após 130 mortes

A reunião foi proposta após a semana marcada por rebeliões que causaram ao menos 100 mortes em unidades prisionais do Amazonas e Roraima. Ainda nas últimas semanas, magistrados da Região Norte também sofreram retaliações por decisões que têm respaldo na Constituição Federal, nas leis brasileiras e na própria jurisprudência dos Tribunais Superiores.

Marcio Bittar defendeu o nome de Gladson Cameli, como candidato única da oposição ao Governo /Foto: Reproduç

Mais juízo por favor

Enquanto o deputado federal Major Rocha plantou cizânia pela imprensa tentando contaminar o projeto de unificação da oposição para 2018, Gladson Cameli e Marcio Bittar passaram boa parte do tempo apagando incêndios em Senador Guiomard. Será que Rocha mais uma vez esqueceu de combinar ações estratégicas do partido com Bittar?

Segundo o presidente do ITV, Marcio Bittar: “A oposição precisa ter juízo para não espantar seu melhor nome”, disse. O tucano tem sido um pacificador por onde passa e vem deixando muito claro que o maior projeto é o Governo do Estado. A visão macro de Bittar pode fazer muita diferença.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

“A oposição precisa ter juízo para não espantar seu melhor nome ao Governo em 2018”, diz Bittar