Vídeo: após confusão entre policiais e manifestantes, mulher é detida por desacato no Centro de Rio Branco

Após uma reunião de mobilização contra um possível aumento da passagem de ônibus na tarde de terça-feira (18), os participantes do movimento entraram em conflito com a Polícia Militar (PMAC) em frente à Biblioteca Pública. Uma das funcionárias que trabalha no local explicou que a confusão teve início após uma usuária se recusar á sair de um dos computadores que utilizava no local.

“Toda essa confusão se iniciou por pedirmos para uma usuária que estava utilizando o computador de estudos para assistir vídeos (não se tratava de estudos), e sem fone de ouvidos, perturbando a ordem dos estudantes que estavam na biblioteca, utilizar o fone de ouvido, ou se retirar”, afirma a funcionária.

Ainda de acordo com a servidora, a mulher não atendeu ao pedido e por isso foi necessário a intervenção da Polícia Militar: “Na hora que a PM estava levando ela para fora da biblioteca, um grupo de ‘hippies’ tentou intimidar os policiais para soltarem ela, o que não foi atendido, e deu nisso ai. Uma confusão generalizada. Parabéns aos policiais do 1° Batalhão PMAC”, finalizou.

Versão apresentada por uma das manifestantes/Foto: reprodução Facebook

Após a intervenção dos manifestantes, a confusão teria se iniciado resultando na prisão de outros dois jovens. A universitária de Iwlly Cristina foi uma das pessoas que se manifestaram contra a ação da polícia e explica que o grupo teve que intervir, pois a mulher que estava sendo detida sofria de esquizofrenia e mesmo assim foi tratada de forma truculenta pela guarnição que utilizavam da força de três homens para detê-la:

“Nós exigimos que os policiais se identificassem e também pedimos que fosse chamada uma viatura do Samu, pois ela estava bem agitada e visivelmente aquela mulher estava necessitando de assistência médica e não daquele tratamento que estava recebendo”, destacou a estudante.

Ainda de acordo com Iwlly, os jovens foram ameaçados pela PM, que utilizou de spray de pimenta para detê-los: “Nós permanecemos em frente à viatura, pois achávamos que seria uma forma de chamar a atenção, entramos na frente do carro e dissemos que ela não podia ser presa, foi quando eles chamaram reforço e fomos agredidos, alguns colegas foram atingidos por spray de pimenta, uma de nossas companheiras chegou a ter o dedo fraturado”.

A movimentação foi controlada pela polícia/Foto: Reprodução

Dois dos jovens chegaram a ser presos e, de acordo com Iwlly, as providências contra a ação desrespeitosa da polícia estão sendo tomadas: “Estou me dirigindo ao IML junto com a outra moça que teve o dedo fraturado e após vamos à corregedoria da PM denunciar o caso. Nós vamos tomar todas as medidas necessárias, inclusive em favor da mulher que foi presa. Ela é doente e precisa ser assistida pelo Estado”, finalizou a universitária.

NOTA DA POLÍCIA MILITAR:

No emitida pela assessoria de comunicação da PMAC

Confira o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=cEdqVo644jQ&feature=youtu.be

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost