19 de abril de 2024

Mini esculturas em cerâmica serão expostas no Sesc

O artista plástico e professor de arte Jorge Rivasplata, apresenta a partir do dia 20 de janeiro a 18 de fevereiro a exposição “Mini Esculturas em Cerâmica” na galeria de artes do Sesc centro. São dezenas de belos trabalhos que estarão expostos para apreciação do público produzidos por alunos que participaram do curso que teve como financiador a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) através da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.

Segundo o artista Jorge Rivasplatas “esta foi uma das maiores experiências que ele teve como professor de arte, e a ideia, veio a partir da necessidade de abrir um mercado para os artesões com habilidades manuais em argila, então, me veio uma necessidade grandiosa de repassar meus conhecimentos através de um curso de cerâmica realizada pela lei de incentivo a cultura do município, já que em nossa região tem matéria prima em abundancia e ninguém a explora como meio de produção cultural. No entanto, o projeto além de formar bons profissionais também formou repassadores do conhecimento, em outras palavras, ele tem o compromisso de ensinar para outras pessoas esta arte que não se resume à produção unitária e sim à produção em grande escala”.

Curiosidade
As esculturas sempre foram símbolos de adornos em todas as épocas. A começar pelos gregos que veneravam seus deuses a partir das deslumbrantes esculturas produzidas pelas mãos de grandes artistas, artistas estes que acabaram sendo eternizados pelas suas magníficas esculturas composta de beleza e equilíbrio. Após algum tempo, os grandes mestres renascentistas procuram aprimorar as técnicas de esculturas focando num realismo extraordinário visível até os dias de hoje, a exemplo da estátua de “David” produzida pelo grande artista italiano Michelangelo Di Lodovico Buonarroti. Atualmente, a arte moderna mostra uma nova maneira de olhar, construir e interpretar as esculturas.

O professor
O artista plástico Jorge Rivasplata é tido como um dos artistas mais versáteis que mora em solo acreano, isto porque ele pinta, desenha, esculpe em cerâmica e madeira e é professor de artes plásticas em sua própria Escola de Artes Rivasplata. Em Rio Branco, o artista peruano é radicado há mais de vinte anos no Estado do Acre. Veio de família humilde e ainda jovem despertou para a pintura, tendo recebido um prêmio aos 14 anos, mas somente aos 47 conseguiu abraçar definitivamente as artes plásticas.

A exposição
A mostra de mini esculturas, tem como objetivo principal, trazer um olhar mais preciso sobre uma arte ainda mais inclusiva, reflexiva e educativa dentro de um mundo cada vez mais dinâmico influenciado pelo avanço das novas tecnologias. Portanto o surgimento de novos materiais e instrumentos tecnológicos modernos eliminaram definitivamente os elementos utilizados pelas civilizações antigas trazendo um novo pensar e olhar sobre a escultura no mundo contemporâneo atual. Neste sentido, a escultura deixa ser uma mera peça de decoração para ser uma atividade reflexiva, comunicativa e educativa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost