Arcebispo Dom Moacyr Grechi completa 81 anos de idade e senador Jorge Viana faz homenagem

O arcebispo emérito de Porto Velho (RO), Dom Moacyr Grechi, que foi um bispo muito importante na História do Acre, fez 81 anos de idade na última quinta-feira (19), mas quase foi esquecido, tendo somente o senador Jorge Viana feito uma homenagem em sua página no Facebook. Dom Moacyr é apontado como uma das pessoas mais importantes para o nascimento e crescimento do PT no Acre, tendo sua vida marcada por uma luta constante em prol das comunidades pobres do Estado.

Nomeado para ser bispo da diocese de Rio Branco em 17 de julho de 1972, pelo Papa Paulo VI, ocupou o cargo por 26 anos, até julho de 1998, quando foi nomeado Arcebispo de Porto Velho (RO). O religioso se aposentou aos 75 anos e foi substituído em março de 2012.

Nomes como Nilson Mourão, Marina Silva e Chico Mendes tiveram grande influência do trabalho do religioso/Foto: Reprodução

Apesar de sua importância para o crescimento do pensamento político dito de esquerda, com o apoio permanente à comunidades eclesiais de base, o aniversário dele ficou à margem das atividades dos atuais políticos. Nomes como Nilson Mourão, Marina Silva e Chico Mendes tiveram grande influência do trabalho do religioso. Veja a seguir a nota do senador Jorge Viana:

“Hoje [19] é um dia muito especial. O Dom Moacyr está completando 81 anos e eu não podia deixar de homenageá-lo neste espaço. Aliás, todas as homenagens que ele receber são mais do que merecidas. Dom Moacyr é um religioso que fez muito pelo nosso Acre e que nunca deixou de trabalhar na defesa dos menos favorecidos.

Nos anos 70 e 80, Dom Moacyr foi um dos idealizadores das comunidades eclesiais de base. Nesse período, o Acre passava por uma forte crise social que resultou no surgimento de líderes populares e políticos, dos quais muitos deram suas vidas lutando contra as injustiças sociais.

A história de Dom Moacyr se mistura com a história do nosso povo. Por isso, essa é uma data tão importante. Eu falei com ele ainda há pouco e agradeço pela amizade, pelo carinho que sempre me dispensou. Peço a Deus, no dia do seu aniversário, que possa seguir cuidando da sua saúde, da sua vida, para que ele siga cuidando da nossa.”

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost