20 de abril de 2024

Corpo de Marisa Letícia é velado no sindicato dos metalúrgicos

A ex-primeira-dama Marisa Letícia é velada neste sábado (4) no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP), com a presença de seu marido, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e integrantes e simpatizantes do PT, como a ex-presidente Dilma Rousseff.

Lula foi o primeiro a chegar, pouco depois das 9h. Nos primeiros minutos da cerimônia, ainda reservada, Frei Betto fez uma oração em homenagem a Marisa para a família e os amigos mais próximos. Do lado de fora, centenas de pessoas formavam uma fila que ocupou o quarteirão do sindicato.

Do lado de fora, centenas de pessoas formavam uma fila que ocupou o quarteirão do sindicato/Foto: G1

Pouco depois das 10h, o velório foi aberto ao público. Vestindo camisa e blazer preto, Lula ficou ao lado do caixão de Marisa, que estava coberto por uma bandeira do Brasil e outra, do PT.

O ex-presidente abraçou, um por um, todos os que passavam em fila para prestar homenagem a Marisa. Ao lado do petista, revezavam-se seus aliados mais próximos, como o ex-secretário-geral da Presidência da República Gilberto Carvalho e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Além de parlamentares e governadores petistas, estava presente o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB).
Diversas autoridades preferiram prestar solidariedade a Lula no hospital Sírio-Libanês, onde Marisa ficou internada por dez dias após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). Entre elas, o presidente Michel Temer (PMDB) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

DIÁLOGO

Durante o velório, diversos petistas tentaram minimizar a conversa entre Lula e Temer, na noite de quinta-feira (2), e avaliaram que o encontro não pode ser considerado um gesto político, mas sim de solidariedade.
“É precipitado achar que isso [encontro entre Temer e Lula] vai acarretar em entendimento na política. Vamos bater duríssimo na reforma da Previdência e ainda consideramos Temer um presidente ilegítimo”, declarou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

O líder do PT na Câmara, deputado federal Carlos Zarattini (SP) disse que a visita de Temer foi “um gesto de solidariedade bem recebido por Lula”, mas que “não reflete possibilidade de apoio às reformas” propostas pelo governo do peemedebista, como a trabalhista e a da Previdência.

Ex-ministra do governo de Dilma, Ideli Salvatti (PT-SC) ecoou o senador e o deputado e disse que a visita de FHC “foi a retribuição de um gesto”, enquanto a comitiva de Temer -composta por diversos ministros e senadores- “foi uma afronta”.
Ex-presidente da Câmara de São Paulo, Antônio Donato afirmou que “não dá para tirar uma interpretação política de um gesto de solidariedade”.

Além deles, estiveram presentes no velório o presidente do PT, Rui Falcão, o governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT), o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro Delúbio Soares, ambos condenados pelo mensalão.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost