25 de abril de 2024

Produção de veículos sobe em janeiro, mas vendas despencam em todo Estado do Acre

A indústria automobilística produziu 174 mil veículos em janeiro, uma alta de 17,1% em comparação com janeiro de 2016. As informações são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Rio Branco – Sinvvea e presidente da Fecomércio/AC, Leandro Domingos, diz que no Acre a expectativa é que haja um avanço das vendas no Acre.

“O mercado acreano de veículos automotores continua em baixa. O mês de janeiro que estatisticamente é um mês de boas vendas, este ano decepcionou. A demanda por automóveis e pick-ups foi inferior a dezembro de 2016. Se compararmos janeiro de 2017 a janeiro de 2016 a queda nas vendas foi da ordem de 8,25%, surpreendendo os revendedores do Acre”, disse o presidente.

Número de vendas não animou o comércio de automotivos acreano /Foto: Reprodução

Domingos comentou ainda que os negócios do setor durante o ano de 2016 foram decepcionantes. “Levando em consideração o número de emplacamentos, houve queda de 36,16% se comparado ao ano de 2015. Isto significa, em termos absolutos, 2.665 unidades que deixaram de ser vendidas”, salientou.

O presidente explicou que o ano de 2015 foi um ano de crise, quando o setor amargou uma baixa significativa em seus negócios. Domingos disse que 2016 foi o pior ano em volume de vendas dos últimos 10 anos no Acre e isto tem levado algumas empresas do setor a sérias dificuldades e até mesmo o encerramento de seus negócios.

“Duas marcas já não estão mais operando, outras duas devem encerrar suas operações nos próximos dias e outra deverá mudar de grupo acionário. Mas nós continuamos otimistas e acreditamos no crescimento das vendas, a partir do mês de maio”, finalizou.

Números nacionais

Já em nível nacional o avanço no ritmo de produção mostra que os fabricantes se preparam para dias melhores de vendas tanto no mercado interno quanto para exportação. O ritmo das linhas de montagem diminuiu 12,9% em janeiro, entretanto, na comparação com dezembro, quando 199,8 mil veículos foram produzidos no País. O volume de estoque no mês passado subiu em relação ao fim de 2016 — passou de 176,2 mil para 186,4 mil unidades.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost