Coluna do Evandro: presidente da Câmara mandará “caso Juruna” para o Conselho de Ética

ENTREVISTA

vereador Manuel Marcos (PRB), presidente da Câmara Municipal de Rio Branco

Pastor Manuel Marcos entregando Juruna à Justiça

 

O senhor pegou duas pedreiras de cara: a prisão do vereador Juruna (PSL) e o aumento da passagem. Como é lidar com tantos problemas em menos de um mês à frente do Legislativo?

Não é fácil, mas tenho procurado ser transparente e imparcial.

Já tem pedido de cassação do mandato do vereador Juruna por causa da prisão. O que o senhor decidirá?

Não posso tomar nenhuma decisão que não venha pela própria Justiça. O Superior Tribunal de Justiça expediu liminar favorável à soltura do parlamentar, decidindo assim que o vereador Juruna responda o processo em liberdade, uma decisão que até o momento não interfere que ele deixe de atuar em seu trabalho parlamentar. O que será adotado por esta Casa é o encaminhamento do procedimento ao conselho de ética da Câmara Municipal.

O prefeito e a Câmara estão “apanhando” nas redes sociais por causa do aumento da passagem de ônibus. Vocês conseguirão virar o jogo junto a opinião pública?

Em relação ao aumento da passagem, quem aumentou o valor da tarifa para 3,80 e 1,90 para estudante não foi a Câmara Municipal, mas sim o Conselho Tarifário. A Câmara simplesmente aprovou o projeto de subsídio no qual reduziu o valor da tarifa de 3,80 para 3,50 e a de estudante, de 1,90 para 1 real. Ou seja: referendamos o que o Conselho deliberou. Para manter uma passagem mais barata aprovamos a lei de subvenção. Assim garantimos a tarifa em 3,50 e 1 real para estudante.

Pastor e escritor Eldo Gama

Pastor acreano bate recorde

Filho do advogado e poeta Elzo Rodrigues, com quem convivi nas redações do jornal O Rio Branco no final dos anos 1980, o pastor acreano Eldo Gama é recordista de livros escritos no Acre. São 24 obras, todas dentro das exigências da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Seu público alvo é o evangélico. Teólogo, licenciado também em Letras/Vernáculo e em Educação Religiosa, Gama é um dos badalados conferencistas da região. Atualmente é presidente da Igreja Batista Filadélfia, cuja sede está situada no bairro Estação Experimental. Seu próximo livro terá como título “Como ser uma criança abençoada”.

Resultado favorável

Essa boa relação do senador Gladson Cameli (PP) com os ministros do governo Temer tem dado resultado para os acreanos. Ele consegue quase tudo em favor do Estado.

DEM forte no Iaco

Organizado como poucos partidos, o DEM de Sena Madureira emendou a eleição passada com a de 2018. Esse grupo aí da foto não parou de visitar as pessoas. Além do principal líder, Carlos Vale, consta no grupo ainda o ex-vereador Valdimar Vieira, o vereador Silvano Farias e o gestor público Raife Arante. O Partido terá na regional candidatos a deputado federal e estadual.

Equipe do DEM em Sena Madureira

Visita de cortesia

Eleito vereador de Rio Branco pelo PT, Mamed Dancar passou a sexta-feira (24) visitando servidores da Câmara. E justificou: “Tem vereador que termina o mandato e não conhece o servidor da Casa. Por isso fui sala por sala”.

Livramento da ex-deputada

Sem médico, o hospital estadual no Quinari tem ajudado e muito a opinião pública a afundar ainda mais o governo Tião Viana (PT). A ex-deputada Dinha Carvalho, demitida da direção recentemente, já admite que passou por um livramento. O nome da unidade de Saúde é Dr. Ary Rodrigues.

Dinheiro na mão

De Feijó uma notícia inédita para os padrões atuais. O prefeito Kiefer Roberto (PP) pagou o salário de fevereiro antes do Carnaval.

Bom conselho

Deram o conselho certo para o ex-vereador Chicão Brígido, ao orientar que dispute a eleição para deputado federal. Seria, pelo desenho, uma das mais fáceis dos últimos anos para quem tem nome conhecido como ele.

Movimento Edvaldo Souza

Cresce o movimento entre um grupo de empresários que tenta fazer o senador Gladson Cameli (PP) ser seduzido pela ideia de ter como seu vice, em 2018, se disputar o governo, o meu colega jornalista Edvaldo Souza, que já foi deputado. A alegação é sempre a mesma: a suposta alta popularidade do apresentador da TV Gazeta, pelo menos em Rio Branco.

Ex-deputado Edvaldo Souza

Mudança nas TVs

As televisões locais deram uma roupagem interessante em seus telejornais, pelo menos nas manhãs. Só Washington Aquino continua com o mesmo formato do ano passado, na TV5. Na TV Rio Branco a novidade é o Antônio Muniz com um programa de Esportes.

Vai se complicando, Jarude

“Se todos os vereadores tivessem votado contra, o aumento da passagem de ônibus não iria avançar”.

Frase do vereador Emerson Jarude (PSL), que vai se enrolado cada vez mais com a direção de seu partido, que é da base do prefeito, sempre que vai abrindo a boca.

Sem atualização

Em decorrência do Carnaval ficarei sem atualizar a coluna pelo menos até a terça-feira (28). Vou a um retiro.

Para quem vai ficar, juízo!

LX, O

Negocio terras no Acre por meio do telefone 99922 2118 ou pelo e-mail [email protected]. Recebo críticas também por esses mensageiros.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Coluna do Evandro: presidente da Câmara mandará “caso Juruna” para o Conselho de Ética