19 de abril de 2024

Após cheia histórica, Rio Juruá volta a subir e ultrapassa cota de alerta em Cruzeiro do Sul

O nível do Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, chegou a 12,53 metros nesta segunda-feira (27), ultrapassando em 73 centímetros a cota de alerta do manancial, de 11,80 metros. Entre o final de janeiro e o início de fevereiro, o município viveu a maior enchente da história.

“Continuamos monitorando juntamente com o Corpo de Bombeiros para que não venha a ocorrer nenhum tipo de surpresa”, disse o coordenador da Defesa Civil do Acre, coronel Carlos Batista.

Apesar da subida do rio, nenhuma família precisou sair de casa. Ao menos 12 permanecem em aluguel social pago pela prefeitura do município desde a última enchente.

Rio Juruá voltou a subir em Cruzeiro do Sul e nesta segunda (27) está com 12,53 metros/Foto: Anny Barbosa/G1

Cheia no Juruá

A enchente chegou a desabrigar, segundo os Bombeiros, 99 famílias e outras 742 estão desalojadas, ou seja, quando são aparadas em casas de parentes. Um total de 3,7 mil pessoas foram atingidas diretamente, precisando deixar as residências.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) reconheceu, no dia 3 de fevereiro, o estado de situação de emergência da cidade. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU). O decreto foi assinado pelo prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB-AC) no dia 30 de janeiro.

No mesmo dia, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e o secretário de Defesa Civil, Renato Newton Ramlow, vistoriaram as áreas afetadas pelas águas. Eles percorreram de helicóptero os locais atingidos.

Na ocasião, Barbalho afirmou que, com o reconhecimento de situação de emergência, o governo federal disponibilizou um montante de quase R$ 4 milhões para ações emergenciais, com cestas básicas, kits de higiene e colchonetes. “São recursos para este momento de sofrimento para minimizar as dificuldades e trazer tranquilidade às famílias”, disse.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost