Ganhou um cupom de desconto? Cuidado, criminosos usam promoção para golpe

Descontos de até R$ 2.000 reais estão sendo anunciados como se fossem promoções das lojas Extra, Dafiti, Americanas e Casas Bahia com o objetivo de obter informações pessoais. De acordo com a PSafe, empresa brasileira de segurança, os criminosos usam usam esses dados para causar prejuízos financeiros aos usuários.

Foto: Reprodução

A propaganda falsa diz que, para ganhar, é preciso que o participante cadastre suas informações pessoais – nome, CPF, data de nascimento, e-mail e até endereço para futura entrega do cupom.

Após o preenchimento, o usuário tem de responder a mais algumas perguntas, como: “Você quer ganhar dinheiro com seu carro?” Dependendo da opção selecionada, ele é direcionado para páginas de terceiros.

A cada acesso, os hackers ganham dinheiro, explica a PSafe. E, caso o usuário não clique em nenhum critério de perguntas do site, ele é instruído a cadastrar seu celular em um serviço de SMS pago.

Com as informações pessoais em mãos, os cibercriminosos estão aptos a realizar diversas ações que podem causar prejuízos financeiros ao usuário, como se passar por ele no cadastramento de serviços de SMS pagos ou outros serviços baseados em CPF.

“Identificamos que os hackers criaram mais de mil sites diferentes contendo esse golpe para dificultar o bloqueio”, dizem especialistas da PSafe.

Os sites contendo a fraude foram colocados em blogs, aplicativos e sites de conteúdo adulto.

“Caso algum deles seja denunciado, há outros funcionando e impactando ainda mais usuários. Além disso, eles se aproveitaram da popularidade de grandes marcas para atrair as vítimas”, diz Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

Veja dicas para se proteger:

Desconfie de promoções exageradas

Quando a promoção não for anunciada nos canais oficiais da marca ou redirecionar o usuário para outras páginas, desconfie. Se mesmo assim quiser participar, certifique-se de que a promoção é real, ao entrar em contato diretamente com a empresa. Nunca disponibilize dados pessoais ou propague links antes de fazer esta checagem

Foi afetado? Evite o prejuízo

Caso o usuário ainda não tenha um antivírus instalado no celular e tenha caído no golpe, ele deve desinstalar o app malicioso, baixar um antivírus e fazer uma varredura. Caso tenha sido cadastrado em algum programa pago de SMS, deve entrar em contato com a operadora e solicitar o cancelamento do falso serviço.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Ganhou um cupom de desconto? Cuidado, criminosos usam promoção para golpe