20 de abril de 2024

Morre aos 87 anos o ex-parlamentar Wildy Viana, pai do governador Tião e do senador Jorge Viana

Filho de Virgílio Viana das Neves e de Sebastiana Lopes Viana, Wildy Viana das Neves é natural de Brasileia, interior do Acre, faria 88 anos no próximo dia 26 de Abril. Radiotelegrafista, iniciou sua carreira política como vereador na cidade de Rio Branco em 1963.

O Senhor Wildy estava internado desde o dia 8 de março, quando deu entrada no pronto socorro de Rio Branco em estado grave e foi diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

Wildy teve o orgulho de ver dois de seus filhos se tonarem governadores e senadores pelo Acre /Foto: Reprodução

Em janeiro de 1966 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Rio Branco e assumiu a prefeitura após a cassação de Aníbal Miranda, deixando o cargo em julho, para concorrer ao cargo de deputado estadual, reelegendo-se em 1970 e 1974.

Em 1º de setembro de 1978 o seu cunhado, Joaquim Macêdo, tornou-se governador do Acre após indicação do presidente Ernesto Geisel. Em novembro do mesmo ano Wildy Viana fora eleito deputado federal, e reeleito pelo PDS em 1982.

Parou de disputar eleições em 1985. Apoiou as eleições diretas para presidente na Emenda Dante de Oliveira, embora posteriormente tenha escolhido Paulo Maluf no Colégio Eleitoral.

Dois de seus filhos foram eleitos governadores do Acre: Jorge Viana (em 1998 e 2002) e Tião Viana (em 2010 e 2014).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost