Novas regras para cobrança de bagagem em voos começam a valer a partir desta terça

As novas regras para o transporte aéreo de passageiros no país, aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), começam a valer a partir desta terça-feira (14). Uma das mudanças que mais causaram polêmicas entre os brasileiros é a que permite que as companhias aéreas passem a cobrar dos passageiros pelas bagagens despachadas.

Até então as companhias eram obrigadas a oferecer um limite de bagagem sem custo para os passageiros (23 quilos, no caso de voos domésticos, e duas malas de 32 quilos para voos internacionais). Com a mudança, as empresas terão total liberdade para oferecer passagens com ou sem franquia, que poderá ser contratada na hora da compra da passagem ou no momento do check-in.

Até então as companhias eram obrigadas a oferecer um limite de bagagem sem custo para os passageiros

Algumas empresas ainda estão definindo como será feita a cobrança de bagagens, A Azul linhas aéreas pretende manter a franquia gratuita de bagagem despachada (uma mala de 23kg) para seus voos domésticos, mas anunciou que que vai introduzir uma nova classe de tarifa, chamada de “Azul”, que dará descontos para quem levar apenas bagagem de mão. Os descontos serão “gradativamente introduzidos em seus voos”, segundo comunicado da empresa.

Já a Latam confirmou que cobrará pelo despacho de malas nos voos nacionais, será R$ 50 para despachar malas de até 23 kg nos próximos meses, a mudança pode reduzir o valor da passagem em até 20%, mas isso levará tempo, segundo a empresa a redução pode ocorrer até 2020.

Em comunicado, a Gol linhas aéreas foi a primeira a informar que vai cobrar pelo despacho de bagagens, mas que terá uma classe tarifária mais barata para aqueles clientes que não forem despachar bagagens e oferecerá separadamente a opção de adquirir uma franquia, que será calculada por unidade, seguindo as dimensões e peso estipulados.

A Avianca disse que não vai cobrar pelo despacho de bagagens no início da vigência da nova resolução, pois prefere estudar essa questão mais profundamente durante os próximos meses.

Para quem comprou passagem antes do dia 14 as regras antigas continuam valendo, a possibilidade de cobrança de bagagens vale somente para quem comprar passagem a partir de terça. Além da liberdade para a cobrança da bagagem despachada, a Anac determinou que a franquia da bagagem de mão deve passar de 5 quilos para 10 quilos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Novas regras para cobrança de bagagem em voos começam a valer a partir desta terça