Tinder de roupa: app no celular incentiva a troca de peças usando o “match”

Que tal aderir ao consumo sustentável e passar a vestir roupas de segunda mão? E que tal liberar espaço no seu armário trocando as peças que você não usa mais? O aplicativo Roupa Livre, que surgiu do Movimento Roupa Livre, quer te ajudar na hora de achar pessoas perto de você para facilitar o troca-troca.

Foto: Reprodução

O app criado por um grupo de quatro brasileiros –Mariana Pellicari, Gabriela Mazepa, Elisa Dantas e Larusso– adotou a mesma lógica do Tinder para incentivar os encontros. Para que a troca aconteça, é preciso “dar match”.

O primeiro passo é fazer o login usando sua conta no Facebook. Depois, é só tirar fotos das peças que quer trocar (roupas, sapatos, bijouterias, etc.) e cadastrá-las no aplicativo.

A “brincadeira” começa quando você passa a marcar com um coração as roupas dos outros que mais gostou. Dá para refinar a buscas por itens desejados, tamanho, peças masculinas, femininas e infantis.

Quando acontece o “match”, ou seja, quando o outro usuário gostou da sua peça e você gostou da dele, a troca é combinada pelo chat –que se abre após a confirmação do interesse mútuo.

“Já existem roupas prontas pra várias gerações nesse mundo. Pra fazer uma calça jeans, a gente gasta dez mil litros de água. Diariamente toneladas de sobras de tecidos são jogadas fora. E muitas pessoas são exploradas no processo de produção desenfreada de roupas”, diz o Movimento Roupa Livre em seu site. “O Roupa Livre App é uma solução para que a gente possa aproveitar melhor as peças que já existem, compartilhar, distribuir e assim poder desacelerar o ritmo de produção de peças novas”, dizem os criadores.

O aplicativo, que está na sua primeira versão, é open source e foi financiado coletivamente por 315 pessoas. Disponível para Android e iOS.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Tinder de roupa: app no celular incentiva a troca de peças usando o “match”