25 de abril de 2024

Líder do governo Tião Viana, deputado Zen sai em defesa e elogia presidente Michel Temer

Dois pesos e duas medidas

O comportamento do deputado estadual Jonas Lima (PT) na Assembleia Legislativa do Acre na quinta-feira (16) retrata muito bem o perfil do seu partido na atualidade. Jonas votou a favor do aumento da alíquota da previdência – projeto enviado pelo Tião Viana – de 11% para 14% e como se não tivesse contribuído para o arrocho no salário do servidor público acreano, usou a tribuna para convocar sindicatos na mobilização contra a reforma da previdência.

Sinhasique vs Jonas Lima

Óleo de peroba

Falou o que bem entendeu e ouviu o que não queria. A deputada estadual Eliane Sinhasique (PMDB) não deixou passar em branco. Além de dizer que Jonas com discurso populista estava sem moral para criticar o presidente Michel Temer, pediu que o parlamentar tivesse o mínimo de coerência no parlamento.

Explicações pessoais

O debate entre os parlamentares foi até as explicações pessoais. Nervoso e meio sem jeito, Jonas acabou se atropelando nas próprias palavras, chegou a declarar que não era honesto e nem ficou para ouvir Eliane Sinhasique em sua, tréplica.

Sem jeito

E não foi apenas o deputado Jonas Lima que ficou sem jeito no último dia de sessão deliberativa na Assembleia. Do lado da oposição, o deputado estadual Jairo Carvalho (PSD) mexeu com a alma de Chico Mendes e só não foi chamado de desinformado pelo líder do governo, deputado Daniel Zen (PT). E nem precisou.

Denuncismo

Pensando que estava abafando, Carvalho usou a tribuna para dizer que R$ 118 mil investido na pintura da Casa de Chico Mendes, em Xapuri, era um desmando com o dinheiro público. Em tom irônico o deputado chegou até a dizer que esqueceram de passar cal na árvore que fica em frente do Museu. Chegou a dizer que se descobrirem onde descansa a alma de Chico Mendes, iriam investir no além.

Estilo Zen

O líder do governo, no seu estilo, de forma educada, colocou Jairo Carvalho em seu lugar. Informou que a obra é realizada pelo Governo Federal, por meio do IPHAN, e que não se tratava de uma simples pintura da casa, mas de restauração do local que ficou debaixo de água na última alagação que a cidade sofreu.

Deputado Daniel Zen

Zen elogia presidente Temer

E para desmascarar ainda mais Jairo Carvalho, Daniel Zen fez rasgados elogios ao presidente Michel Temer pela liberação de recursos para a obra, explicando que, a economia do município de Xapuri vive em torno do turismo praticado com a memória de Chico Mendes. “Parabéns ao presidente Michel Temer, queria mais dinheiro para investir na memória desse grande líder”, declarou Zen.

Com limites

Para o deputado estadual Gehlen Diniz (PP), não adianta comemorar muito a inclusão dos nomes de Tião e Jorge Viana na Operação Lava Jato. O parlamentar lembrou o desfecho da Operação G7 e disse que se limitaria no tom sobre a lista do procurador Janot. “A inclusão dos nomes de Tião e Jorge não são boas para o Estado”, disse.

Massacre moral

As redes sociais foram inundadas de ações planejadas pelo Palácio Rio Branco por meio de notas e notas em defesa dos irmãos Vianas. No aquário da Aleac os jornalistas políticos até concordam com o meio tom a ser dado nas denúncias, por enquanto, tudo é citação. Mas essa coisa de estar acima do bem e do mal é exagero. Quer dizer que o massacre moral só existe quando se trata de denunciados do PT. Contra Aécio, José Serra tudo é verdade? O que vale para Chico, não vale para Francisco?

A decisão do Pastor

Cinco partidos de oposição vão procurar a Justiça conta a decisão do pastor e vereador Manuel Marcos. Roberto Duarte (PMDB) afirma que o pastor, que deveria decidir apenas sobre a sua participação ou não na CEI que investigará os transportes coletivos, chegou com a lista pronta de nomes que compõem a Comissão.

Judicialização

Com a exclusão do PSL na composição da Comissão, o pastor parece mesmo ter rasgado o regimento interno da Casa. Por representatividade, PT, PSDB e PSL são os únicos partidos com cadeira garantida na Comissão. Cego de paixão pelo executivo, Marcos cortou o nome de Jarude, um pecado que pode lhe custar muito caro. Mas sua assessoria garante que tudo foi conforme o regimento.

Política nos tribunais

A cada dia fica mais comum observar no Brasil a ação da Justiça em campos antes restritos ao Legislativo. O fenômeno não é prática apenas nos tribunais, mas também nos vários segmentos do Ministério Público. Os especialistas chamam esse cenário de judicialização da política.

Passos lentos

Com relação ao transporte coletivo, acumulam-se os processos nas Varas do Judiciário acreano e, infelizmente, tais processos tramitam de forma lenta, sem uma resposta à altura do clamor social sobre os temas.

Contradição

Para o deputado Lourival Marques, do PT, o ministro Blairo Maggi veio ao Acre apenas para anunciar o senador Gladson Cameli (PP/AC) como uma solução para o futuro. Marques afirmou isso em alto e bom tom na tribuna da Aleac. Em seguida se contradisse, declarou que será inevitável segurar o mercado de soja, uma cultura de Mato Grosso que deve invadir o Acre. Esse foi exatamente o tema defendido por Maggi na palestra.

FGTS na Caixa

Muita gente que tem ido à Caixa Econômica Federal atrás de receber recursos de contas inativas, mas se depara com saldo zerado por que a empresa não fez os depósitos obrigatórios. Na quinta-feira (16) o Supremo tomou decisão importante sobre o prazo para cobrar na Justiça pelos recursos não aplicados.

Prazos mais curtos

A partir da decisão do STF o trabalhador tem cinco anos para cobrar na Justiça os valores não depositados no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Antes da decisão, o prazo para entrar com ação era 30 anos. A Corte reiterou entendimento firmado em 2014 durante o julgamento de um caso semelhante. Os ministros entenderam que o prazo para o trabalhador reclamar as parcelas não recebidas deve ser igual ao dos demais direitos trabalhistas, que é cinco anos. No entanto, a decisão só poderá ser aplicada em novos casos sobre o assunto.

Violação a constituição

O plenário acompanhou voto do relator, ministro Gilmar Mendes, proferido em 2014. Segundo o ministro, a Lei 8.036/1990, que regulamentou o FGTS e garantiu o prazo prescricional de 30 anos é inconstitucional por violar o Artigo 7º da Constituição Federal. De acordo com o texto, os créditos resultantes das relações de trabalho têm prazo prescricional de cinco anos.

Geração de emprego

O presidente Michel Temer comemorou nesta quinta-feira (16) a retomada da criação de empregos em fevereiro, depois de 22 meses seguidos de queda. Ao convocar a imprensa para comentar dados positivos da economia brasileira, Temer informou que foram criados 35.612 empregos formais no mês passado.

Presidente Michel Temer

Inflação mais baixa

O presidente disse também que pode “garantir” que a inflação fechará este ano abaixo do centro da meta de 4,5% ao ano. Em uma rara iniciativa, o próprio presidente anunciou os dados de emprego, durante uma fala no Palácio do Planalto. Os números geralmente são divulgados pelo Ministério do Trabalho.

Depois do apito!

Depois do apito, lançado pelo ex-secretário de segurança Graebner, segundo o deputado Gehlen Diniz, o grande plano para combater a violência lançado pelo atual secretário Emylson Farias são as ciclovias. Enquanto brincam com o tema, as mortes vão se avolumando. Na contabilidade atualizada dentro do aquário da Aleac já são vinte e duas execuções até quinta-feira (16).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost