19 de abril de 2024

“Como muitos ex-petistas, o nível de decepção é grande”, diz Minoru Kimpara ao se desfiliar do PT

Minoru: “Pedi desfiliação do PT”

Escutamos nesta quarta-feira o Reitor da Ufac, Minoru Kimpara, falando sobre as especulações de uma possível candidatura dele a governador em 2018, ou a prefeito de Rio Branco em 2020. Fidalgo conhecido, ele foi lacônico nas respostas. “Pedi desfiliação do PT”, disse.

Reitor da Universidade Federal do Acre, Minoru Kimpara /Foto: Reprodução

Veja a entrevista:

Coluna – Reitor, o senhor deixa o PT e se filia na Rede de Marina Silva para disputar futuras eleições?

Minoru Kimpara – O nosso trabalho à frente da Ufac durante esses quatro anos melhorou muito a imagem da instituição e a nossa imagem enquanto gestor ultrapassou os muros da instituição. Creio que é por isso que o meu nome é cogitado para disputar uma eleição. Sinto-me honrado. No entanto, o meu foco principal hoje é continuar trabalhando para honrar os compromissos assumidos com a Comunidade Universitária. Infelizmente, por conta de algumas especulações sobre a possibilidade de ser candidato em 2018 ou mesmo em 2020, tenho é recebido boicotes, tanto de um lado como de outro.

Coluna – Mas o senhor deixa o PT?

Minoru Kimpara – Há mais de 10 anos não tenho vida orgânica no PT. Como muitos ex-petistas, o nível de decepção é grande. Jamais fui petista por cargo ou dinheiro e sim por ideologia, por acreditar que, de fato, teríamos um Brasil menos corrupto e mais justo. Pedi desfiliação e, no momento, não pretendo me filiar a nenhum outro partido para não prejudicar a Ufac. Os interesses da nossa instituição devem estar acima dos interesses individuais. Não sou ameaça para ninguém. Nem da situação e nem da oposição. Só quero continuar o trabalho para honrar os compromissos assumidos com a Comunidade Universitária, apesar da crise que diminui os recursos para a nossa instituição.

Coluna – Então agora não é mais especulação, o senhor de fato rompeu com o PT?

Minoru Kimpara – Tenho grandes amigos dentro do PT que são pessoas merecedoras do meu respeito e admiração e que, realmente, são ideológicas e lutam por uma sociedade mais justa, seguindo princípios apontados nos documentos de criação do PT. Esses terão o meu respeito e admiração, mas pedi desfiliação.

Nelson Sales no PP, Gehlen federal

Uma possível ida do deputado Nelson Sales (PV) para o PP pode levar um dos deputados do partido, Gehlen Diniz, a disputar a Câmara Federal. O desfecho disso tudo pode ser confirmado nas próximas horas ou dias.

Jamyl em outro ministério

Cometi uma gafe na coluna de segunda-feira ao afirmar que o ex-deputado Jamyl Asfury estaria debaixo das asas do pastor Agostinho Gonçalves, da IBB. Na verdade ele agora pertence a uma outro ministério, a Comunidade da Promessa, onde é copastor e cuja sede é no bairro Mocinha Magalhães.

PHS é da base

Manoel Roque, presidente do PHS, nega que o partido esteja deixando o governo. Ele disse que deixou a equipe de Tião Viana (PT) em janeiro por opção própria, porque está fazendo um outro trabalho.

Pelo DEM é melhor

Decidido a disputar uma cadeira na Câmara Federal, o advogado Maurício Hohenberg foi convencido por Tião Bocalom de que a melhor sigla para ele alcançar o objetivo é exatamente o DEM. Ele se filia nas próximas horas. Maurício era do PPS.

Formiguinha

Andando por municípios do Alto e Baixo Acre, além de ter dado uma passadinha pelo Juruá, o deputado Antônio Pedro (DEM) sonha aumentar sua votação. E deve conseguir. É habilidoso.

Consertar o mundo

Meio independente, o vereador Emerson Jarude (PSL) chateou alguns colegas dele de parlamento nas últimas 24h, ao surgir com uma proposta de redução de diárias. Um deles sobre Jarude: “Quer consertar o mundo”.

Indecisão

‘Os Betão’ ainda não decidiram se o caçula Júnior vai mesmo disputar a Câmara Federal pelo grupo do ex-deputado federal Marcio Bittar (PSDB) ou se entrará para a tropa do senador Sérgio Petecão (PSD).

Só quatro anos

Quem repara, mesmo à distância, o mandato do deputado André da Farmácia (PRP) saca que ele parece só querer esses quatro anos. Não tem nenhuma novidade.

Resto de parto

Essa buraqueira de Rio Branco ainda é resto do malfadado parto do programa Ruas do Povo. É a conclusão que qualquer um chega.

Pesquisas não aceitas

Conversei ontem à noite com o dono de um instituto de pesquisa e ele foi taxativo: não acredita que os pretensos candidatos ao Senado aceitarão o resultado dos levantamentos para decidir os dois nomes. “Cada um vai aparecer com uma pesquisa debaixo do braço”, diz.

Voto em lista

Em toda roda política que estive nas últimas horas não vi ninguém favorável ao voto em lista. O entendimento é um só: as cadeiras vão continuar com os coronéis atuais.

Marra do Ilderlei

Em um primeiro momento, os vereadores de Cruzeiro do Sul receberam razoavelmente bem a ideia do prefeito Ilderlei Cordeiro (PMDB) receber eles em um dia combinado da semana. Todavia, eles foram descobrindo que quem precisa deles é o prefeito, e não o contrário. Ou seja: quando ele voltar de Brasília receberá a notícia de que terá que recebê-los de manhã, à tarde, à noite, qualquer dia da semana.

E estão certos.

Reclame aqui

Liguem no 99922-2118 ou envie e-mail para [email protected] para fazer qualquer denúncia ou reclamação. Ou então para negociar terras na Amazônia.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost