Gladson Cameli comemora chegada de energia no Rio Tejo e reforça ampliação do Luz Para Todos

O senador Gladson Cameli (PP-AC) participou na manhã de sábado (25), na comunidade Novo Horizonte, na Boca do Rio Bagé, afluente do Rio Tejo, na reserva extrativista do Juruá, em Marechal Thaumaturgo, da inauguração da rede de energia do programa Luz para Todos, executado pela Eletrobras, através do Ministério de Minas e Energia. O projeto chegou para 148 famílias beneficiando cerca de 500 pessoas da região.

Cameli chegou de avião em Marechal Thaumaturgo e seguiu viagem de voadeira acompanhado da deputada federal Jéssica Sales (PMDB), do prefeito do município, Isaac Pianko, do deputado estadual Nicolau Júnior (PP), do ex-prefeito Vagner Sales, vereadores, secretários municipais e assessores.

Senador destacou a importância do projeto Luz para Todos e reforçou a necessidade do benefício chegar até a Vila Restauração.

A viagem até a comunidade Novo Horizonte demorou cerca de 1h40. Centenas de pessoas esperavam pelo senador às margens do Rio Tejo no local da solenidade, na escola João Praxedes.

O senador Gladson Cameli disse que seu objetivo é que a energia chegue até a Comunidade Restauração, outra localidade sem acesso a rede elétrica. “Todos estão de parabéns. Se foi possível trazer energia até aqui, com um pouco mais de esforço de todos da bancada federal esse projeto vai até a Restauração”, disse o senador.

Ainda de acordo Cameli, está previsto para este ano o investimento de R$ 29,5 milhões na implantação do programa em várias regiões isoladas. Ao citar a dona de casa Suzane Maia, que mora na Comunidade Iracema, atendida pelo projeto, o senador disse que esse é um projeto que precisa ser a cada dia mais fortalecido em prol de uma vida digna oferecida aos moradores da região. Segundo ele, este tem sido o compromisso do presidente Michel Temer com a Amazônia.

“O acesso a este bem é de vital importância para o desenvolvimento econômico como social, razão que levou a Organização das Nações Unidas (ONU) a incluir o acesso à energia nas suas mais variadas fontes, como um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, destacou o senador.

Cameli defende ainda que as distribuidoras de energia elétrica busquem alternativas de “suprimento descentralizados”, independentes das redes convencionais de energia. Entre as soluções de suprimento consideradas estão as mini usinas fotovoltaicas, com geração a partir de placas solares, um modelo apropriado para a Amazônia.

Para a deputada federal Jéssica Sales (PMDB), o apoio do senador tem sido fundamental para o fortalecimento do projeto nas regiões mais isoladas do estado. Jéssica destacou que a universalização da energia não é tarefa fácil, mas com a ajuda de todos será possível cumprir as metas estabelecidas para o Acre.

O deputado estadual Nicolau Júnior destacou que com a ajuda do presidente Michel Temer, regiões que não tem energia no estado, alcançarão o benefício. “Nosso próximo passo, como disse o senador Gladson Cameli, é garantir esse benefício para a população da comunidade Restauração”, disse o parlamentar.

Gladson disse que os investimentos do projeto Luz para Todos contam com o aval do presidente Michel Temer.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Gladson Cameli comemora chegada de energia no Rio Tejo e reforça ampliação do Luz Para Todos