Cientistas explicam por que você nunca deve misturar bebidas alcoólicas com energéticos

Pessoas cuja bebida favorita é vodka com Red Bull ou Jägerbombs são mais propensas a causarem um mal a si mesmas, aponta uma nova pesquisa.

Já faz tempo que os médicos avisam que misturar álcool e energéticos à base de cafeína é perigoso, pois isso sobrecarrega o coração.

Agora, parece que há ainda mais motivos para preocupação.

Especialistas dizem que o Red Bull e outras bebidas energéticas podem “mascarar” a sensação de cansaço que a bebida normalmente induz.

Isso faz com que as pessoas passem mais tempo nas baladas e bebam mais, o que leva a comportamentos arriscados e imprudentes.

Dez desses estudos mostraram uma ligação entre o AmED e um risco aumentado de lesões em relação às pessoas que consomem apenas bebidas alcoólicas/Foto:Reprodução

É nesse momento que as lesões causadas por escorregões, quedas e brigas ocorrem.

Uma equipe de cientistas da Universidade de Victoria, Canadá, analisou 13 estudos anteriores sobre o consumo de álcool misturado com bebidas energéticas, conhecido como AmED.

Dez desses estudos mostraram uma ligação entre o AmED e um risco aumentado de lesões em relação às pessoas que consomem apenas bebidas alcoólicas.

Audra Roemer, líder do grupo de pesquisa, comparou o impacto do AmED com o de drogas pesadas, avisando que o assunto “pode se tornar uma preocupação para a saúde pública”.

Ela disse: “A cocaína é obviamente um forte estimulante. Minha preocupação é com estimulantes de níveis inferiores, aqueles que são socialmente mais aceitáveis”.

“Eu ficava imaginando se eles estavam causando um impacto similar, mas em menor grau”.

“As pesquisas que fizemos até agora apontam para uma ligação entre o AmED e um risco aumentado de lesões, que pode ser preocupante do ponto de vista da saúde pública”.

“Os efeitos estimulantes da cafeína mascaram as reações que as pessoas geralmente têm quando bebem. Normalmente, quando você está consumindo bebidas alcoólicas, acaba ficando cansado e indo para casa”.

“Bebidas energéticas mascaram esse cansaço, fazendo com que as pessoas subestimem seu nível de embriaguez, levem mais tempo para ir para casa, consumam mais álcool e se envolvam em comportamentos de risco e práticas de consumo mais perigosas”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Cientistas explicam por que você nunca deve misturar bebidas alcoólicas com energéticos