17 de abril de 2024

Manifestantes indígenas abandonam DSEI e retornam para casa, mas luta pelo Polo de Assis Brasil continua

Na manhã desta sexta-feira (31), o conflito entre manifestantes indígenas e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) tomou novos rumos quando, através de decisão coletiva, os representantes das etnias Apurinã, Kaxarari, Jaminawa e Jamamadi retornaram para suas respectivas aldeias.

Os representantes das etnias Apurinã, Kaxarari, Jaminawa e Jamamadi retornaram para suas respectivas aldeias /Foto: ContilNet

SAIBA MAIS

Entre ameaças e conflitos de interesses, situação do DSEI se agrava na capital e PF é acionada

A situação, motivada por denúncias de má gestão, más-condições de transporte, saneamento básico e falta de medicamentos e de atendimento das equipes de saúde, também envolveu o fechamento pelos manifestantes do Polo de Assis Brasil. Na última terça-feira (28), também foi realizada uma Câmara de Conciliação com as partes envolvidas a pedido da Procuradoria da União no Estado do Acre (AGU).

Manifestantes afirmam que não vão desistir do Polo /Foto: ContilNet

Sebastião Alves Rodrigues Manchinery, popularmente conhecido como Sabá, encontrava-se no centro da manifestação, avaliada pelo representante indígena como positiva. “Este movimento veio para sabermos quem está ao nosso lado. Lutamos contra pessoas que nos manipulam, que nos ameaçam, e isso nós não vamos admitir”, disse.

VEJA TAMBÉM

Manchinery diz que existe uma facção na gestão indígena: “A mesma que levou o país para o buraco”

 

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost