22 de abril de 2024

Riobranquenses podem acessar resultados de exames laboratoriais agora pela internet

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, continua investindo em tecnologia como forma de garantir agilidade e eficiência aos serviços. Nesta sexta-feira, 31, o prefeito Marcus Alexandre lançou, na unidade de Saúde Maria Barroso, na Regional da Baixada, o sistema que permite aos usuários acessar, pela internet, o resultado de exames feitos nas unidades de saúde do município, sem a necessidade de deslocamento até as unidades. Alguns exames, como o hemograma, por exemplo, têm o resultado divulgado em apenas um dia e atualmente a coleta do material, como sangue, é feita em 13 unidades de saúde da capital.

Os usuários, ao fazerem a coleta do material em uma das unidades de saúde, recebem uma senha, que, junto com a data de nascimento, possibilita o acesso ao resultado pela internet através do site da Prefeitura, no endereço: www.riobranco.ac.gov.br. No site, o usuário encontra o banner dos Resultados de Exames Online ou também o de Serviços Online, onde se pode acessar a guia “exames laboratoriais – resultados”. Para obter o resultado do exame, o usuário deverá fornecer o número da requisição e sua data de nascimento. Após isso é só imprimir. Segundo o secretário de Saúde, Oteniel Almeida, cada uma das 13 unidades onde são feitas as coletas para exames atendem uma demanda média de mais de 4.000 exames para análises clínicas por mês. “Toda a rede municipal terá capacidade para ofertar 60 mil exames mensais”, completou o secretário.

“A eficiência no atendimento e no tratamento são nossos maiores objetivos”, disse o prefeito Marcus Alexandre /Foto: ASCOM PMRB

“A eficiência no atendimento e no tratamento são nossos maiores objetivos. O nosso sistema de coleta e entrega de exames, que já era informatizado através do Centro de Apoio ao Diagnóstico – CAD, agora tem mais esse reforço de tecnologia com o acesso online dos resultados. Estamos no mesmo patamar dos grandes laboratórios particulares que aboliram o uso de papéis na identificação do material, por exemplo, e para os resultados”, destacou o prefeito Marcus Alexandre.

Informações também podem ser acessadas via celular /Foto: ASCOM PMRB

Aparelho visualiza veias através de infravermelho

Outra novidade da saúde, com relação a exames, é o uso do aparelho que facilita a visualização de veias, o que permite que o técnico em laboratório colete o sangue sem ter que fazer várias tentativas, causando transtorno ao usuário. O aparelho emite um feixe de luz infravermelho, que é absorvido pelas hemoglobinas presentes no sangue. A informação é traduzida instantaneamente pelo aparelho, que reproduz sobre o mesmo local um mapa mostrando onde a hemoglobina encontra-se, facilitando a coleta principalmente em recém-nascidos e idosos. Maria Antônia Marques, que fez a coleta de sangue com ajuda do aparelho, elogia o uso do equipamento na rede pública de saúde. “Minhas veias não são fáceis de achar, mas esse aparelho evita que eu leve muitas furadas. Já com relação a pegar o resultado sem sair de casa, é uma grande facilidade. O prefeito Marcus Alexandre acertou em cheio. Está de parabéns”, disse a usuária.

Rápido e prático é novo meio de acesso às informações laboratoriais /Foto: ASCOM PMRB

Estiveram no lançamento das novidades tecnológicas da saúde, os vereadores Jackson Ramos, Elzinha Mendonça, Railson Correia e Raimundo Neném. Para o vereador Jackson, que também é médico, esse é um grande salto no atendimento em saúde pela rede municipal de Rio Branco. Segundo ele, o aparelho que visualiza veias só é usado na rede pública municipal em cidades como Florianópolis. “E aqui na região Norte, entre as capitais, esse aparelho só existe aqui em Rio Branco”, finalizou. Elzinha Mendonça e Raimundo Neném também ressaltaram o uso da tecnologia a serviço da saúde pública e Railson Correia, que mora na Baixada, destacou que aquela região “agora tem o que há de melhor com relação à saúde”.

Expansão

Quando o prefeito Marcus Alexandre assumiu a gestão da capital, a coleta de sangue só era feita em cinco unidades de saúde, número que subiu para 13. E é nessas unidades que o fluxo dos exames é totalmente informatizado e o resultado é acessado de casa, ou até via aparelho celular dos tipos smartphone. “Aqui na região da Baixada, que concentra 17 bairros e mais de 70 mil pessoas, a coleta só era feita na URAP Hidalgo de Lima e eu assumi o compromisso de aumentar essa oferta, o que estamos concretizando hoje com essa sala de coleta aqui na UBS Maria Barroso. Com isso, vamos beneficiar as comunidades do Airton Sena, Glória, Pista e outros”, explicou o prefeito Marcus Alexandre.

Prefeitura tem buscado agilizar procedimentos laboratoriais no município /Foto: ASCOM PMRB

Para a presidente da Associação de Moradores do bairro Airton Sena, Vânia Moura, o novo sistema de acesso aos resultados, a nova sala de coleta da Baixada e o aparelho de visualização de veias “são ganhos para a população da Baixada como um todo, que agora têm várias unidades novas de saúde e serviços que a gente nem pensava ter por aqui”.

Além da UBS Maria Barroso, Prefeitura instalou o aparelho que facilita a visualização das veias, em outras seis unidades de saúde: nas cinco Unidades de Referência em Atenção Primária – URAPs e na Policlínica Barral y Barral. O oitavo aparelho será instalado em uma UBS que ainda não foi escolhida.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost