25 de abril de 2024

Cinco peixes-bois resgatados serão devolvidos à natureza, no AM

Quatro peixes-bois reabilitados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), foram retirados do semi-cativeiro situado em Manacapuru, a 68 km de Manaus, nesta quarta-feira (5), para serem devolvidos à natureza. Os animais se juntarão a outro peixe-boi para serem soltos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçú-Purus, em Beruri, a 173 km da capital.

Animais foram retirados do semi-cativeiro nesta quarta (5) (Foto: Divulgação/Inpa)

Três dos peixes-bois serão reintroduzidos nesta quinta-feira (6) e, no dia seguinte, será a vez dos outros dois. A soltura dos bichos faz parte do projeto Peixe-Boi do Inpa.

Para o processo de reintrodução da espécie à natureza, transmissores são instalados na calda do animal para que se consiga obter dados para as próximas fases do projeto, tais como a localização do peixe-boi, a profundeza e a temperatura da água. Com isso, os pesquisadores podem acompanhar o desenvolvimento do animal. Em 2015, quatro animais foram reintroduzidos à natureza, também na RDS Piagaçú-Purus.

Os mamíferos aquáticos voltarão a nadar nos rios da Amazônia após passarem por cerca de um a cinco anos se adaptando ao semi-cativeiro, um lago de aproximadamente 13 hectares, onde puderam ter contato com outros animais aquáticos, como peixes e quelônios.

“Este estágio de semi-cativeiro em ambiente natural foi um diferencial muito grande na adaptação desses animais novamente à natureza”, diz a coordenadora do Projeto Peixe-Boi e pesquisadora do Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Inpa, Vera da Silva.

A pesquisadora explica que os animais no semi-cativeiro começam a se afastar dos barulhos de carros e outras perturbações e passam a buscar seu próprio alimento, ou seja, já não é mais oferecido alimento cultivado, somente plantas que crescem naturalmente no lago.

Silva explica também que o Inpa recebe por ano cerca de dez filhotes órfãos de peixes-bois, resgatados pelos órgãos ambientais, e que são reabilitados em tanques do Instituto. “Com a nossa experiência e os resultados de pesquisas, conseguimos ter um sucesso de reabilitação desses filhotes com uma taxa de mais de 85% de sobrevivência desses animais”, conta a pesquisadora.

As ações de retiradas dos peixes-bois do semi-cativeriro fazem parte do Programa de Reintrodução de Peixes-Bois da Amazônia, que é um dos focos de atuação do Projeto Museu na Floresta, uma parceria do Inpa com a Universidade de Kyoto (Japão) desde 2005. O Programa conta com a colaboração de tratadores, veterinários, biólogos e comunitários, numa parceria com a Associação Amigos do Peixe-Boi da Amazônia (Ampa).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost