18 de abril de 2024

Situação envolvendo coma de bebê ao nascer em aldeia é desmentida por profissional

Por meio de gravação, o conselheiro indígena Sandoval Kaxarari denunciou uma situação envolvendo uma gestante da tribo Kaxarari, do Polo Base de Extrema (RO), que teria dado à Luz dentro de um carro. A criança, de acordo com o depoimento em vídeo, teria caído no momento do parto e batido a cabeça, entrando em coma.

Sandoval relatou que a indígena, na semana passada, foi até o Polo se consultar e recebeu o diagnóstico de infecção urinária. “Por falta de alimento, mandaram voltar para a aldeia com a paciente”, disse.

Entretanto, em nota de esclarecimento assinada pelo cirurgião dentista Marcelo de Paula Martins, do Polo Base de Extrema, o relato é um pouco diferente. Em nota, destaca-se que que a gestante L. R. da S. M., de 17 anos, “Foi medicada e orientada a passar pelo ginecologista na parte da tarde, mas a mesma alegou para a técnica de saúde Edinete que retornaria para aldeia”.

Foi explicado para a paciente que, mesmo em “transição no contrato da alimentação”, ela poderia ficar se assim desejasse. Alguns dias depois, a situação envolvendo o parto dentro do carro aconteceu, e quando chegou ao hospital foi atendida.

De acordo com a nota, segundo a médica pediatra Karina Arcela “a criança estava ótima e sem sinais de trauma”, reforçando que “a criança em momento algum esteve em coma”. A médica também suspeitou da versão dos familiares pois o bebê “não tinha marcas de nada pelo corpo”. A paciente recebeu alta na última sexta-feira (7).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost