18 de abril de 2024

Em nota, diretoria do Sinteac diz que criação do Simproacre está sendo contestada na Justiça

A briga entre os dois sindicatos que representam várias categorias do setor educacional do Acre continua rendendo.  A direção Sinteac, o maior sindicato do estado, e que tem 54 anos de existência, disse, em nota, nesta terça-feira (18) que “o SINPROACRE não pode alegar que representa professores, tampouco afirmar que o SINTEAC está proibido de representa-los”.

“A criação do SINPROACRE é mais a vontade de uns “dirigentes pelegos” que querem um sindicato para chamar de seu sem, verdadeiramente, ouvir o clamor da categoria profissional”, diz a nota assinada pela diração do Sinteac. Veja a nota:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O SINTEAC, por sua presidente Rosana Nascimento, vem contrapor a nota publicada pelo SINPROACRE para esclarecer, de uma vez por todas, o seguinte:

De início, regista que a criação do SINPROACRE não obedeceu às normas do Ministério do Trabalho, e por tal razão sua criação está sendo contestada na justiça. E, tal qual foi cancelada a criação do SINPLAC, igualmente se verá quanto ao SINPROACRE, principalmente por que a criação não se deu por autorização da categoria de professores que, sequer foram chamados à assembleia para autorizar a cisão com o SINTEAC, violando expressamente a Portaria do Ministério do Trabalho nº 671 de 20 de maio de 2015.

Assim, se a categoria não foi convocada para romper com o SINTEAC e criar um sindicato específico, resta claro que a criação do SINPROACRE é ilegal. Isto está questionado na justiça. Processo nº 0001017 – 61 – 2016.5.14.0401.

O SINTEAC informa aos profissionais em educação do Estado do Acre que existe uma investigação policial para aferir a autenticidade de assinaturas constantes da Ata de Criação do SINPROACRE, e apurar se a lista de presentes reflete a quantidade dos presentes, pois previamente está apurado que constam daquela ata assinatura de pessoas que não compareceram na Assembleia, de pessoas que estavam na assembleia e não assinaram a ata e de pessoas que não assinaram a ata e não compareceram na assembleia. Assim, a criação do SINPROACRE é um caso, sobretudo, de POLÍCIA! (Inquérito registrado sob o número nº 134/2016 – 1ª DPCR – livro 01/folha 33.

A categoria de professores da rede pública do Acre NUNCA externou qualquer vontade de romper com o SINTEAC. Na verdade, a criação do SINPROACRE é mais a vontade de uns “dirigentes pelegos” que querem um sindicato para chamar de seu sem, verdadeiramente, ouvir o clamor da categoria profissional, seja de professores, seja das demais categorias que integram a base da Educação.

Desta forma, a criação do SINPROACRE é ilegal, tal qual foi a criação do SINPLAC. E igualmente, será cancelada pela justiça.

É de vital importância registar que a professora ROSANA NASCIMENTO foi eleita democraticamente e com expressiva votação, tanto de professores quanto das demais categorias que integram a base do SINTEAC e, democraticamente derrotou os adversários, inclusive aqueles apoiados por pessoas ligadas ao SINPROACRE.

A gestão da professora Rosana Nascimento é um resultado de manifestação democrática da categoria, em um sindicato que exerce a democracia, e tem eleições para seus dirigentes. Este é o Sinteac.

Não existe desespero de permanência no cargo de presidente, ate porque no Sinteac só tem direito uma recondução, não existe perpetuação de presidência.

A decisão do Ministério do Trabalho é ilegal e o SINTEAC não se submeterá à ela, e não aceitamos dividir a categoria, como determinou.

Por isto, estando a demanda sub judice, o SINPROACRE não pode alegar que representa professores, tampouco afirmar que o SINTEAC está proibido de representa-los.

A direção do SINTEAC sempre primou pela defesa dos direitos dos trabalhadores e na defesa da entidade, jamais usou a entidade em questões partidárias ou políticas, nem fez qualquer conchavo ou negociatas com a pauta dos trabalhadores.

Reafirma que temos que nos submeter a vontade da categoria, e não nos parece democrático querer impor uma representatividade sindical à revelia dos trabalhadores.

Para finalizar, está claro que este grupo é cúmplice dos governistas que tem pressionado os professores e funcionários para se desfiliar no intuito de desmoralizar a professora Rosana Nascimento.

Com a Verdade, a todo custo!

A DIRETORIA
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇAO DO ACRE – SINTEAC

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost