24 de abril de 2024

Folha de S. Paulo diz que Tião Viana organiza caravana contra Sérgio Moro e a favor de Lula

O contingenciamento

Conforme a deputada estadual Eliane Sinhasique já demonstrou, mesmo com o contingenciamento de recursos, o Acre vai receber, caso seja liberado, o maior montante de recursos para a restauração de estradas vicinais dos últimos anos. O problema é que a oposição é mal articulada e o discurso da peemedebista não saiu do palanque da Assembleia Legislativa.

Fogo amigo

Tanto é que, o prefeito de Assis Brasil, o Zum, afirmou com todas as letras durante reunião da Associação dos Municípios do Acre, que Temer aplicou um “golpe” nos acreanos ao contingenciar quase pela metade, os recursos disponíveis para a recuperação de ramais. Além de Zum, os prefeitos de oposição presentes no evento esqueceram ou quiseram ser elegantes, do propagado projeto Ramais do Povo que nunca saiu do papel.

Zum disse o que quis na reunião da Amac

 

Mazinho reagiu

O prefeito Mazinho Serafim não deixou barato. Ele cobrou em alto e bom tom que o Deracre reveja a planilha de prioridades apresentadas no encontro. Apresentando números, Serafim demonstrou que Brasileia, com menos famílias assistidas em assentamentos, tem previsto maior quilometragem em recuperação de ramais. Será que é porque a prefeita é do PT? Responde, Cristovan.

Mazinho criticou escolhars do diretor do Deracre

Buraco federal

A turma que agora torce a favor do quanto pior melhor, batizou os buracos da Via Verde, BR-364, como “buraco federal”, em uma alusão ao Dnit, que agora é responsável por tudo de ruim que acontece.

Aloprados

Os aloprados do Palácio Rio Branco estão vendo cisco no olho do vizinho, mas esquecem propositalmente da trave que têm no próprio olho, ou seja, tentam tapar com a peneira os milhares de buracos que tomam de conta da Capital. E olha que este ano não teve a alagação como desculpa. Existe um ditado popular que diz “O macaco nunca enxerga o próprio rabo”.

Segundo Alécio Dias

A Folha de S. Paulo diz que o governador acreano levará 10 ônibus lotados de militantes petistas para Curitiba no dia 3 de maio, quando Lula será ouvido pelo juiz Sérgio Moro. A Folha publica ainda que em face de Tião Viana constar nas planilhas da Odebrecht, poderá passar de “Menino da Floresta” para “Menino da Papuda”. Se isso acontecer, o MP e TCE precisam estar atentos para ver de onde sairá esse ônibus.

Jornal afirma que Tião preparava comitiva de apoio a Lula, Ermício desmente

Ermício nega

O presidente do PT do Acre, Ermício Sena, desmentiu a informação veiculada em parte da mídia nacional de que o partido no Estado estaria enviando uma caravana com 10 ônibus para acompanhar o depoimento do ex-presidente Lula ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba, no dia 3 de maio.

Voluntariedade

Ainda de acordo o presidente do PT: “Algumas pessoas devem ir voluntariamente, mas não há nada organizado. Até porque fica um pouco distante. Mas tem caravanas de São Paulo e de Minas Gerais se organizando. Aqui nós​ estamos nos organizando para realizarmos o nosso congresso estadual nos dias 4 e 5”, disse Ermício Sena.

Prazos cruéis

Alguns prazos são cruéis e os municípios que não se atualizarem ou se adequarem às exigências federais podem ficar a cada dia mais impossibilitados de investir em áreas essenciais como água e saneamento básico. O aviso está sendo dado com bastante antecedência por Raphael Bastos, superintendente da Funasa.

Bem na fita

A prefeita Marilete Vitorino está muito bem na condução dos trabalhos da Associação dos Municípios do Acre. Aprendeu rápido a conduzir as reuniões e vem sendo muito bem assessorada pela diretoria executiva, que tem à frente o experiente Marcio Neri. A parceria que pode ser firmada com a OAB é um passo importante na gestão jurídica dos municípios.

Índio quer apito

Esta coluna vem chamando atenção dos leitores para a atuação do prefeito do município de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko (PMDB). Pois é, ele roubou a cena novamente e durante apresentação da Fieac, em reunião com prefeitos em Rio Branco, pediu a formação de uma Frente de Desenvolvimento Estratégico que prepare as cidades para o futuro. É mole?

O feitiço contra o feiticeiro

O Juiz Sérgio Moro aceitou ouvir as 82 testemunhas de defesa apresentadas pelo ex-presidente Lula, porém, condicionou os depoimentos, ou seja, Lula vai ter que comparecer nos 82 interrogatórios. Lula vai perder um tempinho na campanha antecipada para eleições de 2018.

Boa ação

O diretor-presidente do Detran, Pedro Longo, informou, durante coletiva na sede do órgão nesta segunda-feira (17), que entrou com um mandado de segurança contra a resolução do Conselho regional Nacional de Trânsito (Contran) que institui que as multas de trânsito não poderão mais ser parceladas a partir do dia 30 de abril.

No planalto

O parecer sobre a reforma da Previdência, elaborado pelo deputado Arthur Maia (PPS/BA), deve ser lido nesta terça-feira (18) na comissão especial que analisa a proposta na Câmara. Antes, o relator apresentará o teor do relatório ao presidente Michel Temer e parlamentares da base aliada em café da manhã no Palácio da Alvorada.

Relatório

A previsão é de que Maia protocole o relatório na Câmara no período da manhã e, por volta das 13h, a comissão abra a reunião de apresentação do parecer. A leitura do relatório antecede a etapa de votação da proposta pelos membros da comissão e a apreciação pelo plenário.

Gordinhos no balde

Divulgada nesta segunda-feira (17), a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde (Vigitel) diz que Rio Branco é a Capital com maior número de obesos. São quase 61 pessoas com sobrepeso para cada 100 mil habitantes.

Força Tarefa

O Supremo Tribunal Federal (STF) deverá criar um grupo de trabalho para acelerar a tramitação das investigações da Operação Lava Jato. A medida foi decidida na segunda-feira (17) após um encontro do ministro Edson Fachin, relator da operação no STF, com a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia.

Quem participa

Ainda não foram divulgadas informações sobre quem participará do grupo, quais medidas serão tomadas e como será a atuação para acelerar a tramitação dos processos, que dependem da investigação feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal (PF) para serem julgados no Supremo.

Total de investigados

Cerca de 109 pessoas passaram a ser investigados no STF após a abertura de investigação contra citados por ex-diretores da empreiteira Odebrecht. Os processos criminais podem levar pelo menos cinco anos e meio para serem concluídos. O tempo é estimado em um estudo da FGV Direito Rio para que um processo criminal envolvendo autoridades com foro privilegiado seja finalizado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost