Cinco recursos que o WhatsApp tem e que o Telegram fica devendo

Quer saber o que mais você só encontra no WhatsApp? Então, veja a lista a seguir com cinco vantagens que o app de mensagens tem sobre o Telegram.

O Telegram é uma das principais alternativas ao WhatsApp. Apesar de ser conhecido pela segurança e quantidade de recursos que tem a mais em comparação ao mensageiro mais popular do Brasil, há algumas funções que ainda não chegaram ao aplicativo, como o suporte a chamadas em vídeo e o recurso de status, que permite ao usuário compartilhar fotos e vídeos que desaparecem em 24 horas.

Videochamadas ainda não chegaram ao Telegram (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quer saber o que mais você só encontra no WhatsApp? Então, veja a lista a seguir com cinco vantagens que o app de mensagens tem sobre o Telegram.

1) Videochamadas

O Telegram estreou recentemente as chamadas de voz pelo aplicativo móvel, mas ainda não oferece chamadas de vídeo. As videochamadas do WhatsApp chegaram ao app em novembro de 2016 como alternativa para serviços como o Skype. O funcionamento é o mesmo das ligações: basta abrir uma conversa e tocar em um botão para iniciar a conversa em vídeo na hora.

Enquanto a novidade não chega ao Telegram, o WhatsApp segue na frente para facilitar a comunicação em tempo real pelo celular.

2) Status e Recado

Um dos recursos mais polêmicos do WhatsApp é justamente um dos seus principais diferenciais em relação ao Telegram. O novo status permite compartilhar fotos e vídeos com todos os contatos da agenda por 24 horas, em uma função que se parece muito com o Instagram Stories – e, por isso, também com o Snapchat.

O Telegram atualmente não oferece nem o status tradicional, com uma frase junto ao nome. O recurso que se tornou popular no WhatsApp chegou a ficar de fora do mensageiro por um tempo, até voltar com o nome de “Recado”.

3) Mensagens marcadas

No WhatsApp, mensagens importantes de uma conversa podem ser marcadas com uma estrela para serem encontradas facilmente depois. É um recurso conveniente para não perder uma informação importante recebida no aplicativo, especialmente em grupos.

O recurso funciona para texto, foto, vídeo ou documento, e tem um menu próprio na tela inicial. Ao tocar em “Mensagens marcadas”, o WhatsApp exibe uma lista com todo o conteúdo assinalado como importante pelo usuário. Até agora, não há nada parecido no Telegram.

4) Backup no Google Drive

O Telegram tem armazenamento automático em nuvem própria, mas também há vantagem no backup do Google Drive oferecido pelo WhatsApp no Android. Ao logar sua conta do WhatsApp em um novo celular, é possível escolher se deseja ou não recuperar mensagens antigas. A função é conveniente porque evita baixar dados desnecessários para o celular.

No Telegram, não há escolha: ao fazer login em um novo dispositivo, todo o seu histórico aparece automaticamente, quer você queira ou não.

5) Remoção imediata da conta

O WhatsApp oferece um método fácil de apagar uma conta de usuário a qualquer momento. Caso você queira apagar seu cadastro, removendo grupos e conversas definitivamente, basta alguns toques nas configurações do app para resolver o problema rapidamente.

Já no Telegram só é possível programar a remoção da conta. Caso o usuário deseje excluir os dados do serviço, é necessário ficar offline do mensageiro por, no mínimo, um mês. A medida visa evitar arrependimentos, mas acaba sendo um ponto negativo se você quiser se livrar de uma conta imediatamente.

comentários

Outras Notícias

Veja também