20 de abril de 2024

Municípios do Acre que não aderirem à categorização ficarão sem recursos para o turismo

Mais da metade das cidades do Estado do Acre podem ficar sem recursos para o turismo. O prazo para aderir à categorização dos municípios das regiões do Mapa do Turismo Brasileiro encerra neste domingo (30), após já ter sido prorrogado por 30 dias. Prefeitos enfrentam dificuldades para regulamentar departamentos e secretárias em suas estruturas. Apenas 10 cidades aderiram ao programa. “Quem não se cadastrar deixa de receber recursos até de emendas individuais ou impositivas, a categorização está prevista para o recebimento de recursos de forma estratégica de acordo as peculiaridades de cada região”, explicou a secretária de Turismo do Acre, Raquel Moreira.

3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E. O Acre teve 16 cidades agrupadas em categorias de A até E. Rio Branco, assim como todas as capitais brasileiras, ficou na categoria A, que representa os municípios com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. Outros 12 municípios como Feijó, Brasileia e Tarauacá foram inseridos na categoria D; e 3 na categoria E: Porto Acre, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Raquel chama atenção para a medida do Governo federal afirmando que Rio Branco quase perdeu recursos para a conclusão do Shopping Popular por conta de mudanças no setor de turismo que estava na estrutura da Fundação Garibaldi Brasil e foi remanejada para o gabinete do prefeito. Este ano, todos os municípios que não estavam cadastrados perderam recursos.

Secretária de Turismo Raquel Moeira/Foto:Reprodução

“Xapuri, por não estar cadastrado, perdeu recursos para pavimentação do entorno da Casa de Chico Mendes, como tenho dito, turismo não é somente eventos ou lazer, mas infraestrutura. 52 setores estão ligados ao potencial turístico e os gestores precisam abrir os olhos para isso” destacou a secretária. Xapuri está classificado na rota “Caminhos da Revolução”, outras rotas foram categorizadas no Estado como: caminho das aldeias e biodiversidade, caminhos de Chico Mendes, caminhos do Pacífico e Conheça Rio Branco.

Desde que o alerta foi dado, na reunião da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), mais quatro cidades se cadastraram. A secretária afirma que técnicos estão disponíveis para debater junto com o Executivo e as Câmaras Municipais. “Os prefeitos estão encontrando dificuldades de regulamentar departamentos ou até mesmo secretarias de turismo, porque alguns vereadores entendem que isso não é um instrumento de captação de recursos, nós estamos colocando toda nossa estrutura à disposição para que nenhuma cidade fique de fora e perca recursos” analisou Raquel.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost