19 de abril de 2024

Possível delação de Jackson Marinheiro estremeceu a estrutura da Emurb

A delação de Marinheiro

Desde ontem é grande a expectativa pela suposta delação premiada anunciada pelo ex-superintendente da Emurb, Jackson Marinheiro. Ele prometeu abrir a boca na fase judicial sobre o rombo de R$ 38 milhões apontado oficialmente em relatório da estatal publicado no Diário Oficial.

Marinheiro prometeu “abrir a boca” caso seu processo seja judicializado /Foto: Reprodução

Oposição cobra explicações

O que os vereadores da oposição na Câmara Municipal vêm cobrando é mais que justo, uma explicação do prefeito Marcus Alexandre que, até aqui, finge não existir a crise e pior, que não sabia de nada. Tudo bem, que medidas administrativas foram tomadas pelo prefeito assim que o escândalo veio à baila, mas as investigações mostram que o esquema é antigo.

Movimentação

Estranho também foi Marinheiro pedir ajuda a um vereador do PT, ligado ao grupo Forneck no feudo municipal. Outro vereador petista, Mamed Dankar, arriscou-se a dizer ontem (2) que vai esperar o resultado das investigações para se manifestar com relação à pessoa de Marinheiro, mas citou casos de acusados inocentados na Operação G 7.

Mistério

Se não foi Jackson Marinheiro quem desviou os recursos da Emurb, quem foi? Onde foi parar tanto dinheiro. Não estamos falando de um simples desvio, são R$ 38 milhões com finalidades suspeitas nos piores anos da aguda crise financeira. Um deles, ano eleitoral.

Mais pressão

Os vereadores de oposição protocolam na manhã desta quarta-feira (3) no Ministério Público Estadual (MPAC) duas representações contra o município e o estado. Elas estão relacionadas a, pelo menos, seis processos com sobrepreço e suspeitas de superfaturamento em licitações no Executivo.

O “Grandi”

Não tem nada de grande a atitude do presidente do PP em Tarauacá, o empresário Grandi. Sua rebelião contra a prefeita Marilente Vitorino, segundo a executiva, é por não ter sido contemplado como imaginava na gestão municipal. A defesa de Marilete incluiu no processo provas da insatisfação do empresário em licitações públicas nas quais ele imaginou que venceria.

Motivos

Não existe outra explicação para o revés. Grandi foi inserido no processo como testemunha de defesa, foi um dos principais defensores pós-eleição da moral de Marilete. Parece que a dose de mel oferecida não foi bom e a abelha agora ameaça todo o projeto.

Palácio Rio Branco

Há quem diga que Grandi andou visitando o Palácio Rio Branco semana passada e que bateu um papo com o famoso Carioca. Confirmando essas especulações, fica claro que o governador Tião Viana ainda não engoliu a derrota no reduto taraucaense e nem na Associação dos Municípios do Acre, a AMAC, onde Marilete foi eleita presidente.

Progressistas

A executiva estadual do Partido Progressista permanece calada diante da cisma na terra do Abacaxi grande. José Bestene não se manifestou sobre qual medida o partido vai tomar. Todo mundo sabe que o PP e o Senador Gladson Cameli trabalharam duro para eleger Marilete. Será que vão permitir a revolta de Grandi sem punição?

Em Senador Guiomard

A situação do PP em Senador Guiomard não é diferente. Na Terra do Amendoim, o presidente e o vice, na Câmara Municipal, ambos do PP, brigam por espaço e domínio de poder. Por lá parece sobrar apenas a vereadora Chaguinha, como mais equilibrada ao que manda o estatuto progressista.

Novas regras

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou nesta terça-feira (2) novas regras para o uso de aeronaves remotamente pilotadas, os Drones. Para esse tipo de equipamento acima dos 25 kg será exigida habilitação.

Rasantes

Está proibido também pilotar drones sobre pessoas sem que elas tenham autorizado. Sem autorização é preciso respeitar o limite de 30 metros de distância, tudo, segundo a agência, para aumentar a segurança nessas operações.

Balões e pipas

Seria bom endurecer as regras também para o uso de cerol em linhas de pepetas e até no voo de balões que são comuns na Amazônia nas festas juninas que se aproximam. Já que é para segurança, que se aborde todos os riscos.

Gasolina cara

O Acre está entre os sete Estados do país que o preço da gasolina aumentou no mês de abril, relacionado ao mesmo período do ano passado. Nas outras unidades de federação, o valor do combustível caiu. Esse assunto nos faz lembrar a promessa do Álcool Verde, outra mentira do PT, projeto que nunca saiu do papel, pelo menos para beneficiar o consumidor acreano, não!

Bocalom

O eterno candidato Tião Bocalom está em Rio Branco. O DEM, segundo especulações, segue negociando qualquer cenário político. Depois de sentar com Márcio Bittar e garantir adesão à Coalização de partidos para suposto fortalecimento de chapas proporcionais, há informações de uma dobradinha com o Major Rocha (PSDB).

Dia D

Depois da meia greve da última sexta-feira, a Comissão da Reforma da Previdência se reúne na manhã de hoje na Câmara dos Deputados para começar a votar o parecer do relator Arthur Maia (PPS/BA). As dicussões sobre o texto terminaram no início da madrugada.

Parecer técnico

O parecer de Maia com as principais alterações à proposta original do governo foi apresentado aos membros da comissão no último dia 19. Depois de acordo firmado entre os líderes dos partidos da oposição e da base aliada ao governo, ficou acertado que a comissão só votaria o relatório de Arthur Maia depois da realização de três reuniões de debate. Pelo acordo, a oposição se comprometeu a não obstruir as sessões de leitura e discussão do parecer do relator.

Questionamentos

O Coronel Ulysses voltou a questionar e acusar o sistema de Segurança Pública do Acre de camuflar números e esconder a onda de violência que atinge todo o Estado. As acusações são serias e merecem uma profunda investigação.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost