Subtenente que matou colega com um tiro dentro do quartel perde a farda e se torna cidadão civil

Blindagem

É cada vez mais clara a suposta “Operação de Blindagem” feita pela prefeitura de Rio Branco para preservar o nome do ex-diretor da Emurb, Jackson Marinheiro. Os petistas na Câmara Municipal negam, mas agiram em bloco discursando pela ampla defesa. Mamed Dankar chegou a exemplificar os envolvidos no caso G 7, inocentados pela Justiça Federal.

Fantasma

Pela leitura dos vereadores da base de sustentação do prefeito Marcus Alexandre, o rombo de R$ 38 milhões oficialmente reconhecido pela direção da Emurb em publicação no Diário Oficial, foi feito por um fantasma. Será que os promotores do Grupo de Investigação do Crime Organizado estão blefando?

Apologia ao crime

Coincidentemente a ação de blindagem a Jackson Marinheiro ocorre no mesmo dia em que o governador do Acre, Tião Viana, do PT, fez uma apaixonada defesa do ex-presidente Lula, afirmando em previsão típica de Mãe Diná, que Lula será o candidato mais votado nas eleições de 2018. Apologia ao crime?

Lula “o comandante”

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou em setembro do ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mais seis pessoas no âmbito da Operação Lava Jato. O procurador Deltan Dallagnol afirmou que, segundo provas do MPF, Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção identificado na Lava Jato”.

Prato cheio

Ontem (3) foi um prato cheio para decisões em caráter de liminar. O STF entendeu que o vereador Juruna vai poder responder ao processo em liberdade. Com isso, o vereador líder dos camelos, deixou de ser considerado foragido e vai poder aparecer novamente em público.

De licença

Juruna só não volta imediatamente para os trabalhos legislativos porque pediu licença por 120 dias exatamente para cuidar do processo. Um novo pedido de retorno ao batente, vai depender de análise da Mesa Diretora e o setor jurídico da Câmara Municipal.

Processo de quebra do decoro

Ainda de acordo o presidente da Câmara Municipal, vereador Manuel Marcos (PRB), a Mesa deverá decidir se o processo por quebra do decoro parlamentar supostamente cometido por Juruna segue ou não sendo analisado na Comissão.

Não foi dessa vez

Quem não gostou nada da decisão do Supremo foi o suplente de vereador Afonso. Foi dele a autoria do processo por quebra de decoro parlamentar que não deve vingar na Casa. Por falar em Afonso, está nas mãos dele a prestação de contas do PTB. O partido precisa se limpar junto ao Tribunal Regional Eleitoral. A dívida de R$ 12 mil por enquanto, está sendo cobrada do ex-deputado Chicão Brigido.

Negociação

Afonso declarou à Chicão que até fornece os documentos para a nova direção do PTB no Acre, a empresária Charlene Lima, mas quer o valor pago a um contador. Caso contrário, a documentação fica em seu poder. Parece existir um entendimento entre Chicão e Charlene Lima para resolver a questão, caso contrário, a sigla ficará impedida de receber a verba partidária.

Liberdade

Quem também dormiu em casa foi o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, preso preventivamente há 1 ano e 8 meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, teve liberdade concedida pelos ministros da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) Por maioria, os ministros entenderam que, como ainda não houve julgamento final do caso, a prisão temporária deve ser substituída por medidas cautelares alternativas – monitoramento por tornozeleira eletrônica, por exemplo.

Revés

Para analistas jurídicos, essa foi a primeira derrota do juiz Sérgio Moro em três anos de Operação Lava Jato. O STF, como acima, entendeu que a prisão preventiva estava longa demais.

Cidadão Civil

Ainda na esfera das decisões importantes de ontem, o subtenente Adelmo, da Polícia Militar, que no dia 24 de novembro de 2016 matou o colega de farda, o sargento Paulo Andrade, de 44 anos foi expulso da corporação. Segundo o comando da Polícia, ele passou a ser um cidadão civil. Adelmo perdeu também o salário que ganhava mensalmente.

Reprovado

Depois de mais de três meses de testes, as linhas de ônibus Tancredo Neves, Alto Alegre, Irineu Serra e Wanderley Dantas sofreram nova alteração no último domingo (30). Em janeiro deste ano, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans) implantou, na parte alta da cidade, o sistema que utilizava as linhas troncais ligando o Terminal Central e o do Adalberto Sena e as alimentadoras que saiam do terminal regional para os bairros.

Como antes

Depois de reprovado pelos usuários, tudo volta como antes. Isso é que dá implantar experiências de outras cidades em Rio Branco. Nossos gestores são finos para fazer isso sem antes consultar a população.

Desemprego

O número de brasileiros desempregados no primeiro trimestre de 2017 é de 14,2 milhões, o maior patamar da série desde que o IBGE passou a registrar esse índice. O aumento é de 3,1 milhões sobre o mesmo período do ano passado.

Samba de criôlo doido

A oposição que vinha dando sinais positivos de juízo começa a espatifar novamente. PSDB, DEM, PTB, SD, PMN, PTB ameaçam formar blocos independentes e até lançar pré-candidaturas ao governo. Ontem (3), DEM de Bocalom e PSDB do Major Rocha selaram compromisso de união. Detalhe, o DEM já tinha garantido fidelidade à parte do PSDB ligada ao ex-deputado Marcio Bittar.

Efeito pesquisa

As movimentações dos últimos dias no ninho da oposição ocorrem em função dos resultados de uma pesquisa encomendada pelo partido progressista, e que ouviu mais de 4 mil pessoas nas 22 cidades do estado. Quem se sentiu prejudicado começou a unir forças para garantir espaço. Para alguns, mexidas de pedras naturais do tabuleiro político.

Em céu de brigadeiro

Pelos números, quem está bem à vontade e tirou o pé do acelerador são os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Sérgio Petecão (PSD-AC). Eles aparecem como favoritos as vagas disputadas. Muita água porém ainda vai passar por debaixo da ponte.

Atento as pedras

O Senador Gladson Cameli (PP-AC) desembarca ao meio dia desta quinta-feira em Rio Branco e vai fazer expediente no Partido Progressista. E tem mesmo que fincar o pé no diretório, afinal, o partido vem enfrentando problemas no interior em regiões que, em tese, o progressista tem situação tranquila. Tem abacaxi grande para ser descascado.

Açaí natural

Para não dizer que tudo será pepino na agenda do senador, ele vai tomar uma açaí em Feijó. Ontem Cameli postou em sua rede social as primeiras máquinas que chegam nos trechos para recuperação da BR 364.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost