18 de abril de 2024

Pimenta: “Afinal de contas, quem está pagando pela ida de Tião Viana a Curitiba?”

Quem bancou

É preciso fiscalizar quem bancou a passagem do governador Tião Viana que, segundo o jornalista Luciano Tavares, vai a Curitiba nesta quarta-feira (10) fazer quórum em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Será que os custos dessa viagem estão sendo pagos pelos acreanos?

A dúvida sobre de onde saíram os recursos para viagem de Tião continuam /Foto: Reprodução

Lula presidente

Depois do depoimento de Lula, outra agenda importante poderá ser cumprida no Acre, dia 16 próximo, quando, os petistas pretendem lançá-lo como candidato a presidente do Brasil em 2018. Tião Viana, que pegou avião para gritar em nome de Lula, já fez esse lançamento pelas redes sociais, como mãe Diná, previu até uma votação histórica!

Processo adiantado

O que os petistas talvez não prestaram atenção é que, o processo que apura a aquisição do Triplex pela OAS, que segundo acusação, foi reformado para atender os interesses da família de Lula, é um dos mais adiantados. Uma condenação pode deixar o metalúrgico inelegível. A não ser que mudem a Lei da Ficha Limpa. Eu não duvido de nada.

Procrastinação

Não é por acaso que a defesa do presidente Lula tenta, até os 45 do segundo tempo, adiar o depoimento do ex-presidente. Passando essa fase de interrogatório – a instrução do processo – o próximo passo é a batida de martelo pelo juiz que pode condenar ou não Lula.

Entre a cela e o palanque. Momento decisivo na vida do ex-presidente Lula ocorre nesta quarta (10) /Foto: Reprodução

Manifestações

O grupo que apoia Lula vai se concentrar na Praça Santos Andrade, em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná. Para chegar lá, os organizadores providenciaram ônibus para levar os manifestantes que estão no “acampamento pela democracia”, montado ao lado da rodoferroviária. De acordo com a organização, 5 mil pessoas estão acampadas.

Muros em Curitiba

Por determinação da Justiça, cercas começaram a ser colocadas entre os trilhos de trem e o acampamento, que é organizado por movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) e centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Pixuleco

O grupo contra Lula também se mobiliza. Manifestantes vindos de vários estados do país vão se encontrar no Museu Oscar Niemeyer a partir das 10h. A organização do movimento destaca que o ato será pacífico e serve para demonstrar que o ex-presidente não é bem-vindo à capital. Com bandeiras do Brasil e o chamado Pixuleco – um boneco inflável que representa Lula vestido de presidiário – os manifestantes prometem acompanhar todo o depoimento e mostrar apoio ao que chamam de coragem do juiz federal Sérgio Moro.

Vaquinha

Depois das declarações do vereador Juruna, aquele que estava foragido da Justiça, estuda-se a famosa “vaquinha” para ajudar o pobre Camelô. Segundo Juruna, ele vive de favores na casa do sogro e não tem nem um pneu de bicicleta como patrimônio.

Mais estranho

Estranha é a prestação de contas do vereador que foi aprovada sem ressalvas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Juruna, em tese, não tirou um centavo do bolso. Recebeu pouco mais de R$ 7 mil entre doações de pessoas físicas e do partido. Foi com esse dinheiro que ele declarou ter se eleito com 1.922 votos.

Meu nome é Juruna

Com uma ou duas aparições no reduzido horário eleitoral gratuito de rádio e TV, Juruna estreou um novo modelo de fazer campanha. Sua história, com certeza, deve começar a ser analisada por políticos que sonham em economizar no período eleitoral. O vereador deve ganhar com palestras daqui pra frente, contando essa magia de ganhar votos sem tirar um centavo do bolso.

Debate

Nesta quinta-feira (11) será realizado um debate importante entre o DNIT e acadêmicos da Universidade Federal do Acre sobre a reconstrução da BR-364. Pela primeira vez, a engenharia da instituição é motivada a ajudar na pavimentação de um dos maiores corredores de ligação do Acre com o restante do país. O evento ocorre a partir das 14 horas, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, no Campus Universitário de Rio Branco.

 

Qualificação

O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) oferece entre os dias 2 e 4 de junho, em Brasileia, uma série de cursos para os médicos da Região do Alto Acre. O objetivo é atender a uma reivindicação da classe e proporcionar maior capacitação dos profissionais. A categoria contará com temas como “Reanimação Neonatal”, “Partograma”, “Assistência ao Parto e Gravidez de Alto Risco” e “Assistência ao Trauma”. A meta é oferecer maior qualificação, melhorando o trabalho do profissional e beneficiando a população, segundo o presidente do Sindmed/AC, Ribamar Costa.

Os “reféns” de Gilmar Mendes

Existe uma enorme diferença entre o que pensa o ministro do Supremo, Gilmar Mendes, o restante da corte e a sociedade brasileira. Chamar os presos da Operação Lava Jato de “reféns” foi uma declaração desastrosa do ministro, contraria o clamor de uma sociedade que clama por transparência e ética.

Em Brasília

Será realizado hoje (10) no gabinete do Senador Gladson Cameli (PP/AC), em Brasília, encontro entre as principais lideranças da oposição. A reunião foi provocada pelo senador progressista, que deseja afinar o rumo da prosa. Dados de uma pesquisa alvoraçaram os interesses individuais, despertando a necessidade de ajustar o projeto em torno das eleições de 2018.

Unidade

Estavam confirmadas as presenças de Marcio Bittar, Major Rocha (ambos do PSDB), Flaviano Melo, Jéssica Sales (ambos do PMDB), o mais novo integrante do bloco, deputado Alan Rick (PRB), além do senador Sérgio Petecão (PSD). Tião Bocalom (DEM) também foi convidado. A ideia é um palanque único.

Financiamento

O governador Tião Viana teria revelado para alguns assessores a intenção de financiar uma candidatura para dividir a oposição em 2018. Com bala na agulha, resta saber quem será a marionete do Palácio Rio Branco desta vez.

Bons resultados

A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou abril com variação de 0,14%, resultado 0,11 ponto percentual inferior ao de março (0,25%), passando a acumular nos quatro primeiros meses do ano alta de 1,1%. Nos primeiros quatro meses do ano passado a inflação acumulada pelo IPCA foi de 3,25%.

Divulgação

Os dados foram divulgados hoje (10), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com o resultado de abril, a inflação dos últimos doze meses é de 4,08%, a menor taxa em doze meses desde os 3,74% de julho de 2007 e 0,83 ponto percentual inferior aos 4,57% acumulados nos doze meses encerrados em março.

Revoada

Está prevista uma revoada de aliados do deputado Alan Rick (PRB) para o Democratas. Um deles, o vereador Celso da Codorna já anunciou a troca de partido assim que Alan confirmar a vinda para o bloco de oposição. Codorna foi eleito vereador no Bujari.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost