24 de abril de 2024

Após mobilização do sindicato dos correios, Justiça revoga suspensão das férias

Após o fim da greve dos funcionários dos Correios na última terça-feira (9), uma decisão judicial deu parecer favorável aos trabalhadores em uma nova ação coletiva.

De iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Acre (Sintect/AC), uma ação coletiva pedia que a suspensão de férias já programadas fosse revogada.

As férias em questão são do período entre maio de 2017 e abril de 2018. Em comunicado oficial, a empresa havia suspendido estas férias com a justificativa que o prejuízo acumulado no período de dois anos seria de R$ 4 milhões.

Categoria organizou paralisações em busca de seus direitos /Foto: ContilNEt

De acordo com o parecer judicial, foi avaliado que a norma interna não traria mais benefícios ao trabalhador, não podendo ser requerida de formas unilaterais ou abruptas.

Para o presidente do Sintect/AC, Edson Pinheiro, trata-se de grande vitória para a categoria, já que houve indisposição por parte de Guilherme Campos, atual presidente dos Correios, nas negociações.

“Vencer uma liminar como essa significa derrubar uma decisão autoritária e desnecessária do presidente dos Correios, ferindo um direito constitucional que é garantido do por lei”, afirmou Edson.

Além do Sintect/AC, outros sindicatos também conseguiram derrubar a decisão dos Correios na Justiça. Em caso de descumprimento da decisão por parte da empresa, uma multa de R$ 1 mil por empregado prejudicado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost