20 de abril de 2024

Semsur reduz urubus em lixão a céu aberto na entrada de Sena Madureira

Um problema antigo começa a ser solucionado na cidade de Sena Madureira, por muitos anos o lixão a céu aberto instalado na entrada da cidade representa um grave problema ambiental, além de causar mau cheiro, causava riscos até para os motoristas que trafegavam pela BR-364, devido a quantidade urubus no espaço.

Fábio Badeco e Milton Pinheiro encontraram uma solução simples e eficaz para o lixão de Sena /Foto: ContilNet

Por ficar na margem da rodovia, o local era infestado pelas aves e com isso aumentava o risco de acidentes. Em março deste ano, o prefeito da cidade, Mazinho Serafim (PMDB), deu início a melhorias no local. Agora, quem chega a Sena Madureira já pode perceber a grande diferença e uma diminuição na quantidade de urubus.

“A partir do momento que decretamos que iriamos zelar pela imagem do município nós começamos a limpar tudo, conseguimos conscientizar a população a não jogar restos de comidas nas rodovias, nas caixas de lixo e proibimos os frigoríficos de despejar os dejetos no lixão. Com isso faltou comida para os urubus e assim eles começaram a sumir”, destacou o Secretário de Serviços Urbanos (Semsur), Milton Pinheiro.

As caixas de lixo são feitas de madeiras recicladas e doadas/Foto:ContilNet

A limpeza é apenas uma parte das ações que a Semsur vem realizando no município, a prefeitura está investindo na construção de caixas de lixo oriundas de material reciclado e doações de madeireiras locais.

“Vendo a necessidade, nós utilizamos madeiras que estavam jogadas no meio da rua para fazer novas lixeiras, pedimos doações de madeireiras locais e com isso já temos cerca de 300 lixeiras e a cidade está cada dia mais limpa, são medidas simples que podem trazer melhorias no município”, destacou Pinheiro.

“Pegamos madeira jogada nas ruas, revitalizamos e devolvemos à população”, disse Adão Araripe

Dentre tantos benefícios, a medida também vem gerando emprego e renda para os moradores de Sena Madureira: “Nós recolhemos madeiras em boas condições que estão jogadas pela rua e outra parte vem de doação, com essa madeira a gente constrói novas caixas, pinta e devolve para a população”, explica o carpinteiro Adão Araripe.

Urubus que antes eram um problema estão sendo controlados com medidas adotadas pela Semsur/Foto: ContilNet

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost