18 de abril de 2024

Prefeitura de Sena realiza mais 1.800 atendimentos de Saúde Itinerante no Rio Macauã

Durante quatro dias de atendimentos médicos realizados pelo programa Saúde Itinerante, a equipe da Secretária Municipal de Saúde (Semsa) de Sena Madureira avaliou positivamente a última ação realizada no Rio Macauã.

Com uma equipe composta por 15 profissionais de Saúde, mais de 1.800 pessoas tiveram acesso a serviços de Saúde. Os atendimentos itinerantes foram realizados entre os dias 5 e 9 do mês de maio e percorreram os seringais Triunfo, Lua Nova, Barracãozinho, Providência, Liberdade e São Bento.

A coordenadora do programa de Saúde itinerante nas comunidades ribeirinhas, Síntia Souza, avaliou positivamente as ações realizadas pela gestão. Em 5 meses já foram realizadas três edições do programa, passando pelos Rios Iaco, Caeté e Macauã, efetivando cerca de 5 mil atendimentos.

O vice-prefeito Gilberto Lira (PDT) comentou que na última edição realizada no Rio Macauã algumas comunidades não acreditavam mais na ida das equipes. De acordo com Gilberto, algumas pessoas não eram assistidas há mais de 8 anos. “Quanto mais distantes, mais as pessoas precisam desse atendimento”, disse Lira.

Gilberto comentou ainda sobre a dificuldade para locomoção, devido à vazante dos rios é difícil levar a estrutura até as comunidades distantes. “Abandonamos os barcos grandes e seguimos de canoa até o seringal Apito, cerca de 6h de viagem. Nessa comunidade, há mais de 8 anos não chegava essa ação da Saúde, a emoção tomou conta dos moradores. Quero parabenizar toda equipe do programa e dizer que essas ações serão rotina na nossa gestão”, agradeceu Gilberto.

A ação levou uma estrutura de uma unidade básica de Saúde composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal, técnicos em vigilância sanitária e equipe do programa Bolsa Família.

As comunidades ribeirinhas tiveram acesso aos atendimentos médicos-odontológicos, exames preventivos do câncer de mama e colo do útero, assim como pré-natal, cadastro e recadastro do programa Bolsa Família, palestras educativas, além de vacinação antirrábica para cães e gatos. A comunidade também recebeu orientações sobre os cuidados preventivos à saúde da mulher, do homem, da criança e do adolescente.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost