“A nossa Juventude está abandonada”, desabafa ex-presidente da JPT

Veja a carta enviada à coluna

“É triste ver o quanto somos esquecidos, ou até mesmo, ignorados. Infelizmente a nossa juventude está se perdendo no mundo do crime, não existe acesso, projetos, oficinas e/ou cursinhos, e os que existem as vagas são limitadíssimas, não atendendo nem 15% da demanda. A informação hoje ela não chega em nossas casas, eu não sei quais são as prioridades das pessoas que estão no comando do nosso estado e dos nossos munícios, mas sei que no momento formar seres pensantes com o objetivo de assumir as ações de nosso estado futuramente, não é uma prioridade.

Se for analisar os dados e ver os percentuais, a nossa Juventude está entre as que mais matam e mais morrem no país, se a magnitude de homicídios correspondentes ao conjunto da população já pode ser considerada muito elevada, a relativa ao grupo jovem adquire caráter de epidemia.

A nossa Juventude está abandonada. Estes, que estão na faixa etária dos 15 a 24 anos, precisam ser atendidos em suas necessidades mais básicas e serem orientados para assumir o novo Brasil.

Para tanto, cabe ao governo criar alternativas de apoio às políticas públicas já existentes para o jovem cidadão Acreano, já que na sua história, sempre foi ausente e contribuiu como agravante da precariedade da condição juvenil.

40% dos jovens do vale do Juruá, vivem em famílias sem rendimento ou até com meio salário mínimo. A cada 5 desempregados, 3 são jovens. Mesmo entre os ocupados, a maioria está na informalidade. Somente 30% têm carteira assinada. Dois em cada três presos são jovens. Somente três em cada dez jovens têm acesso ao ensino médio. Entre os que já pararam de estudar, 57% pararam no ensino fundamental e 12% sequer ultrapassaram a 4ª série.

No entanto, para poder desenhar estas políticas é preciso ir mais além dos números, é preciso investigar o contexto desses dados, compreendendo a sua complexidade no conjunto de fatores que os envolvem, senão continuaremos perdendo nossos jovens para o crime.

Claudio Júnior – Quilombo – JPT”

Jovens estão indo para o crime, diz petista

A ausência de política para a juventude do governo Tião Viana (PT) tem feito jovens entrar para o crime, pelo menos em Cruzeiro do Sul, segundo o ex-presidente da JPT, Cláudio Júnior.

Xilindró geral

Agora não tem mais desculpas para não prender o ex-presidente Lula, depois que Temer e Aécio foram pegos. Vão acabar todos no xilindró.

Ameaça em favor de Tião Viana

Quem ligou foi o ex-vereador Raimundo Nonato, o Doutor Raiz, para se diz indignado com as críticas à construção do Museu no antigo Colégio Meta. “Nós, comerciantes do centro de Rio Branco, vamos reagir, se alguém tentar melar essa obra, superimportante para movimentar o mercado”, ameaçou.

 

Suspeita

A construção do Centro Administrativo em andamento no Acre é uma cópia do que a Odebrecht fazia. Em Brasília essa obra terminou em rolo. Está parada, inclusive.

Prefeito Mazinho Serafim /Foto: Reprodução

Túmulo digno em Sena

Sena Madureira parece mais feliz com seu novo prefeito, Mazinho Sefarim (PMDB). Também pudera, ele faz acontecer, do jeito dele, mas faz. Decidiu, por exemplo, dar dignidade aos finados do Iaco garantindo a todos um túmulo bonito. Isso mesmo. A prefeitura está construindo catacumbas bonitas para dar dignidade aos que se foram, mesmo sendo pessoas pobres.

Em favor das reformas

Mazinho Serafim disse à coluna ontem que espera a oposição unida em 2018 e que a bancada federal precisa votar em favor das reformas. “Vai ser bom para nossos municípios”, alega.

Rumo à oposição

Seria questão de tempo a ida do deputado Josa da Farmácia (PTN) para a oposição. Como maioria esmagadora do Juruá deverá apoiar a provável candidatura do senador Gladson Cameli (PP) ao governo do Estado.

Gozação

Perguntei a 10 pessoas se estas acreditam nas duas CPIs instaladas na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Rio Branco. Onze deram rizadas.

Matheus Albuquerque /Foto: Reprodução

Gente nova, urgente!

Com tanta lama de corrupção na política, chegou a vez de nomes novos, limpos, como o do empresário Matheus Albuquerque, que está sendo convidado a disputar as eleições ano que vem. E ele parece que vai topar. Trabalho nas comunidades ele já tem. Será bem recebido, com certeza.

Perdido no caminho

Ouvi de um político importante da oposição sobre o ex-deputado Jamyl Asfury: “Se não tivesse se deslumbrado com o poder já teria sido eleito prefeito de Rio Branco pela oposição e era nome forte até para o governo, mas se perdeu no caminho”.

Sonho

Com essa hecatombe política, com figurões todos na ratoeira, é provável que o resultados das próximas eleições sejam uma das maiores surpresas da história. É possível que gente humilde, sem dinheiro, possa chegar aos mandatos.

494

Esse será o número de câmeras instaladas em todo o campus da Universidade Federal do Acre. Fumar um baseado ali pela margem do lago, no campus Rio Branco, conforme denúncias que existem, vai ficar mais difícil.

Apreensão

Todos os cargos federais no Acre estão em alerta, decorrência de ser incerto o futuro do governo Temer. Um deles me disse que já arrumou até sua gaveta.

Briga na Câmara

Quase termina em confusão a sessão da Câmara de Vereadores de Sena Madureira, anteontem. Tudo por causa da votação para a terceirização de servidores. É que não pode mais existir a palavra “gari” no organograma.

Faltou ao trabalho

Parece que o governador Tião Viana (PT) nem foi ao trabalho hoje. Está fazendo um carnaval nas redes sociais, animado com a possível prisão de Aécio Neves e Michel Temer.

Liga e reclama

Quer fazer uma denúncia, criticar a coluna ou obter informações sobre negócio com terras no Acre? É só ligar no 99922-2118 ou enviar e-mail para [email protected].

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

“A nossa Juventude está abandonada”, desabafa ex-presidente da JPT