20 de abril de 2024

Polícia Militar do Acre promove solenidade para celebrar 101 anos de fundação

Celebrando os 101 anos de existência da Polícia Militar do Acre (PMAC), foi realizada nesta sexta-feira (26) a solenidade em frente ao quartel geral da corporação, com presença de autoridades militares e da sociedade civil prestigiando as conquistas das forças militares.

Entre as ações da PMAC destacadas na solenidade, estão o Policiamento Escolar e a Banda de Música Mirim, que atendem anualmente mais de 20 mil crianças com culto à civilidade e respeito às leis. Além do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que já formou em 18 anos cerca de 152 mil crianças e pais.

Militares foram homenageados durante o evento /Foto: ContilNet

De 2011 até este ano, também já foram investidos mais de R$ 15 milhões para aquisição de viaturas, motocicletas, barcos, computadores, armamentos e munições. Entre 2011 e 2014, 562 soldados foram contratados, e no início de 2017, 48 novos alunos oficiais entraram na corporação.

Para o comandante-geral da PM, coronel Júlio César, é necessário sempre lembrar do que já foi conquistado para comemorar com a população: “Neste aniversário, aproveitamos para fazer um balanço e analisar o que vem sendo feito pela Polícia e o que a corporação vem realizando para a sociedade”.

Durante a cerimônia, membros da corporação, secretários estaduais, autoridades municipais e representantes do Poder Judiciário foram homenageados pelos relevantes serviços prestados e notáveis colaborações para o progresso da PM.

Celebração ocorreu em frente ao quartal da Polícia Militar /Foto: ContilNet

As honrarias concedidas foram as Medalhas Barão do Rio Branco (para 99 militares), as Medalhas Guardiões da Estrela Altaneira (para 43 autoridades), o Mérito Plácido de Castro (para 19 autoridades) e o Espadim Tiradentes, concedido para 47 homenageados – incluindo Eduardo Rogério da Silva, 1º colocado do último concurso público para ingresso na PMAC.

A vice-governadora Nazaré Araújo afirmou que a atual situação política e econômica desafia a todos, mas que as ações de governo vêm sendo tomadas para continuar dignificando o serviço dos militares: “Podemos ver os benefícios que o investimento em segurança nos trazem. Eles, que nos defendem com a própria vida, são os heróis que merece dignificação constante”.

“Aproveitamos para fazer um balanço e analisar o que vem sendo feito pela Polícia”, disse o coronel Júlio César /Foto: ContilNet

Sobre a PMAC

A história da PM no Acre começa em 1916, quando foram instituídas as companhias regionais responsáveis pelo policiamento do Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá. Em 1921, foi criada a Força Policial do Território Federal do Acre, e 13 anos depois, surgiu pela primeira vez a alcunha “Polícia Militar”. Já em 1945, o presidente Getúlio Vargas instituiu a Guarda Territorial, que foi alterada em 1963, com a promulgação da 1ª Constituição Estadual, fazendo surgir a PM que permanece até hoje.

O patrono da força militar é o coronel José Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana e comandante-chefe do Exército do (então) Estado Independente do Acre.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost