25 de abril de 2024

Ufac realiza I Encontro Acreano de Geografia em alusão ao Dia do Geógrafo

Nesta semana a Universidade Federal do Acre realiza o I Encontro Acreano de Geografia, com o tema “Os desafios para a formação e exercício profissional da Geografia na Atualidade”. Na manhã desta segunda-feira (29), em que é comemorado o Dia do Geógrafo, o evento contou com a palestra “Desafios atuais ao exercício da Geografia na atualidade”.

De acordo com a professora Maria de Jesus: “O principal desafio para a profissão é mostrar quem somos no ponto de vista da formação e o que podemos fazer em termo de desempenho das atividades, pois cada vez mais você tem a terceirização no mercado de trabalho. Por exemplo, no caso das redes municipal e estadual de ensino existe muito trabalho provisório, na Ufac também são muitos professores provisórios. Para os técnicos, neste último ano que tivemos acompanhando mais de perto, em todos concursos provisórios e efetivos, não teve nenhuma vaga para geógrafo”, disse.

Evento contou com palestras e lançamentos de importantes obras no campo da Geografia /Foto: ContilNet

Maria de Jesus também lançou o livro e e-book que foi sua tese de doutorado: “Acreanidade: Invenção e Reinvenção da Identidade Acreana” e falou um pouco sobre o trabalho durante o Encontro. “Neste livro, que também foi lançado como e-book para que todos possam baixar pela internet, eu faço a discussão sobre a ressignificação da identidade que foi comemorada durante o centenário do Acre e a gestão do Governo da Floresta pelo ex-governador Jorge Viana. Então é um trabalho que retrata a ressignificação dos fatos históricos”, finalizou.

Na tarde deste primeiro dia de evento os alunos participam de uma mesa redonda, na qual o tema é “Os campos de atuação do profissional de Geografia e mercado de trabalho na atualidade”.

Público compareceu em peso /Foto: ContilNet

Participaram do dispositivo o professor do Ifac e ex-vereador, Roger Correa, o mestre em Desenvolvimento Regional pela Ufac, Cláudio Cavalcante, a professora e geógrafa do Imac, Harryett de Oliveira, e o professor de Geografia, mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, Waldemir Lima.

Para Roger Correa, a ideia do debate é falar sobre a vida profissional do geógrafo no mercado de trabalho, pois o aluno que está cursando Geografia quer o saber, mas também está pensando nas oportunidades profissionais.

Participantes saíram abastecidos de novos conhecimentos /Foto: ContilNet

“A gente vem aqui falar um pouco da nossa experiência de tudo que aconteceu nesses 20 anos depois que saímos daqui da Ufac, onde eles estão neste momento e tantas coisas boas que a Geografia trouxe com o tempo. Na Geografia você pode caminhar para a docência ou pode até mesmo ir para um registro profissional no CREA e de lá trabalhar em uma área mais técnica, ou seja, é um curso amplo para o mercado”, completou o professor Roger.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost